Negócios

Ampliação da Adasebo vai habilitar exportações e estrutura será uma das maiores do grupo Patense

Após obter concessão da área do antigo matadouro, Adasebo detalha investimentos para Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 14 de setembro de 2020 | 17h05
Adasebo anuncia investimentos para Adamantina, com ampliação de sua planta industrial (Fotos: Siga Mais). Adasebo anuncia investimentos para Adamantina, com ampliação de sua planta industrial (Fotos: Siga Mais).

Os investimentos na ampliação da planta industrial da Adasebo, em Adamantina, devem habilitar a unidade local para exportações e torná-la uma das maiores do grupo Patense.
A informação é do gerente administrativo da Adasebo, Marcelo Martins de Oliveira, após a empresa vencer neste mês de maio a concorrência pública aberta pela Prefeitura de Adamantina, que buscou dentro da lei de licitações a melhor proposta para utilização da área do antigo matadouro municipal.
Com a concessão da área, localizada ao lado da indústria Adasebo, a empresa deverá promover os investimentos, dentro do projeto e prazos definidos na sua proposta, declarada vencedora. Após cumpridas as metas e encargos constantes da proposta, e vencido o prazo de concessão (10 anos), a área será doada definitivamente à empresa.
Marcelo explica que o parque industrial da Adasebo opera no limite de sua capacidade. “Com isso, somos obrigados a enviar nosso excedente de matéria-prima para outras unidades fabris do grupo em outros Estados e também para concorrentes situados na região”, revela.
Esse cenário, de transferir excedente matéria-prima para ser processado em outras localidades, leva também o faturamento da unidade local e os respectivos impostos que poderiam impactar na economia da cidade, além dos postos de trabalho que poderiam ser gerados no processamento desse volume transferido.

 Área municipal do matadouro desativado foi concedida para investimentos à Adasebo.

Na nova área do antigo matadouro a Adasebo vai instalar novos equipamentos, como a nova caldeira, pátio para biomassa, estacionamento de veículos e oficina mecânica, área de estocagem de farinha, entre outros. Além disso, a nova área permitirá que haja investimentos também nas instalações atuais da indústria. “A conquista da área do abatedouro municipal pela Adasebo é um objetivo antigo do grupo Patense e só faz aumentar o compromisso que temos nas localidades onde atuamos”, destaca Marcelo.
A Adasebo aguarda a finalização burocrática da parte documental envolvendo a licitação, para início das obras. “A partir da assinatura do contrato, temos expectativa de já começarmos a preparar o terreno para os investimentos em 60 dias. Alguns deles dependerão de Licenciamentos Operacionais, que são emitidos pela Cetesb, para serem executados”, explica o gerente administrativo.

Marcelo Martins de Oliveira: bags com produtos Adasebo para abastecer indústrias.

Ampliação: de 192 toneladas/dia para 500 toneladas/dia e exportações

Atualmente a Adasebo processa, em média, 5 mil toneladas/mês, ou seja, uma média diária de 192 toneladas/dia, em 26 dias de processamento. Com a ampliação da fábrica, prevista para junho de 2019, a previsão é ampliar a capacidade para processar 13 mil toneladas/mês, com uma média de 500 toneladas/dia.
Essa nova capacidade produtiva projetada deve abrir novos mercados para a empresa. “Além de aumentar a capacidade de processamento de matérias primas em Adamantina, será possível habilitar a planta da Adasebo para exportação e torná-la uma das maiores do grupo Patense”, explica o gerente administrativo Marcelo Martins de Oliveira. “Além disso, abre-se a possibilidade de novas linhas de produção para a unidade como o processamento de subprodutos de aves e também suínos, gerando novos negócios”, completa.
Os reflexos da expansão da planta industrial da Adasebo vão impactar direta e indiretamente a economia local. “A ampliação e/ou criação de um novo negócio não pode ser visto só da ótica de geração de empregos diretos. Com a ampliação da unidade, serão criados novos postos de trabalho diretos e também indiretos. Isso ocorre pela contratação de mão de obra para a indústria que movimenta a economia local, fortalecendo outros setores da cidade como um todo”, destaca Marcelo.

Produtos da Adasebo são derivados de subprodutos bovinos, captados num raio de 350 km.

(Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Adasebo fornece matéria-prima para indústrias

A Adasebo processa subprodutos não comestíveis provenientes do abate bovino. Além de fazer a coleta em pequenos comércios da cidade e região (açougues, supermercados), pequenos frigoríficos, a empresa também coleta em grandes empresas como Marfrig, JBS, Frigol e Vancouros.
Na logística de coleta, os caminhões da empresa se deslocam num raio de até 350 km, atingindo cidades como Lençóis Paulista (SP), Promissão (SP), Rolândia (PR) e em alguns casos, até Paranaíba (MS).
Os subprodutos não comestíveis provenientes do abate bovino coletados são processados pela indústria, em Adamantina gerando produtos como sebo bovino e farinha de carnes e ossos, que têm centenas de aplicações.
Segundo Marcelo, esses produtos são indispensáveis para as indústrias alimentícia, química, farmacêutica, de cosméticos, de limpeza, de nutrição animal, de tintas e de energia. “Os produtos feitos aqui em Adamantina estão diariamente na vida das pessoas em todo o Brasil e no exterior”, comemora. “Nosso compromisso é primar pelos processos sustentáveis, contribuir para o engrandecimento da sociedade como um todo e humanizar cada vez mais as relações de trabalho criando condições de crescimento dos funcionários, indistintamente, por meio de relacionamentos éticos e transparentes”, finaliza.

 Expansão da Adasebo amplia capacidade de operação e abre novos mercados.

Grupo Patense

A Patense é uma empresa de referência, fundada há 47 anos, reconhecida por suas soluções sustentáveis nos aspectos ambiental, social e econômico. Atualmente, possui quatro unidades: a Adasebo e as plantas industriais em Itaúna (MG), Patos de Minas (MG) e Tanguá (RJ). O grupo emprega mais de 900 colaboradores.
Reconhecida no Brasil e no exterior, a empresa figura entre as 400 maiores companhias do agronegócio brasileiro pela revista Exame e também há cinco anos entre as maiores e melhores da revista Globo Rural. Além disso, coleciona premiações como o Prêmio Qualidade Total do Sebrae e do Diploma Amigo da Criança da Fundação Abrinq, entre outras.

Ampliação da Adasebo abre possibilidade de novas linhas de produção, como o processamento de subprodutos de aves e suínos.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais