Sociedade

Boy lixo, Oi sumido, curving, catfish e ghosting: o tal do golpe no relacionamento

Com as novas tecnologias, nem tudo parece o que deveria ser.

Débora Nazari | Cientista social, jornalista, escritora e adamantinense | nazaridebora@gmail.com Colunista
Débora Nazari | Cientista social, jornalista, escritora e adamantinense | nazaridebora@gmail.com
(Imagem: Alexander Sinn em Unsplash). (Imagem: Alexander Sinn em Unsplash).

Se relacionar nunca foi para os fracos, afinal, todo mundo quer sentir o coração aquecer, mas com tanta oferta no mercado nem tudo parece o que deveria ser e muita gente se frustra nessa brincadeira. Como vamos construir relações sociais e povoar o mundo se tudo está tão difícil? É mensagem não respondida, gente dando perdido, pessoas voltando com o ex, divórcios após um ano de casamento, quem eu quero não me quer, enfim, não está fácil pra ninguém.

As novas tecnologias nos trouxeram uma série de facilitadores para termos dates sem fim, quem aqui desde o começo dos anos 2000 não se divertiu nas conversas online desde o chat Terra até o auge do MSN? Quando criaram o Par Perfeito, achávamos que finalmente encontraríamos a metade da nossa laranja e mais, promessas de buscar o amor ou ter o relacionamento personalizado foram feitas quando nasceram Tinder, Bumble, Grindr e Happn. Quem já perdeu a conta de quantas vezes reativou o perfil no app sabe o significado da pergunta “Eu estou aqui procurando um par ou fazendo networking?”.

A aclamada escritora Jane Austen já alertava os caminhos que a sociedade daria em seus próximos passos românticos. Como ela mesmo afirma “É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, deve estar atrás de uma esposa”, um fato que além de verdade naquela época, reflete muito o drama de hoje em dia que é: devo estar atrás de alguém, pois tenho medo de ficar sozinho.

Será por esse motivo então que estamos caindo em tantos golpes de relacionamento? Se você não caiu, conhece alguém que caiu e foi vítima de um ghost ou sumido, mas fique alerta, pois em alguns casos há relatos de gente sequestrada.

Boy lixo (+girl lixo) e Oi sumido andam de mãos dadas com aquele(a) ex ou alguém que você se relacionou por um breve tempo, mas que não deu mais certo por uma quantidade de fatores. Todo mundo aqui carrega esse esqueleto no armário, daquela pessoa que partiu seu coração e ressurge como uma fênix mandando um inocente “Oi, o que você tá fazendo?” com o intuito de nada, porque afinal de contas ele não está afim de você, é carência e medo de ficar sozinho.

Ghosting talvez seja o pior de todos, o tal do fantasma dos relacionamentos, em que você conhece alguém, troca mensagens, vai em alguns poucos encontros e então quando a bandeira da expectativa aparece, vem o silêncio. Acabam as mensagens de texto, não tem mais encontro, a pessoa não atende seus telefonemas, some da noite pro dia igual a um fantasma, você acha que viu, mas não tem certeza. Será que você estava realmente saindo com alguém ou imaginou tudo isso? Quem pratica ghosting tem medo de conflito, de conversar e encarar as relações. Você não precisa desse tipo de pessoa na sua vida.

Curving é mais atual e deriva dos facilitadores digitais, os tais apps de paquera. Você está esperando um convite pra jantar? O crush está cinco dias sem responder? Tá perdendo as esperanças e olhando o celular sem parar? Olha o @fulano apareceu! Será mesmo? O mais novo golpe da paquera digital, o @ vem todo fofinho com desculpas muito bem construídas, mas também não te chama pra sair ou só desmarca na véspera, entretanto ele não te libera pra pista novamente. Essa é a famosa enrolação do qual a pessoa te cerca, manda mensagem, vê todos os seus stories, mas nunca está disponível pra você.

Catfish é um alerta vermelho. Esse é golpe e muita gente perdeu dinheiro e se machucou profundamente. O termo é usado para as pessoas que criam perfis falsos na internet e enganam os usuários emocionalmente e até financeiramente. Os criminosos fingem ter interesse na vítima, criam intimidade, contam histórias e quando você percebe é golpe! Alguns são homens se passando por mulheres, outras mulheres casadas, outros idosos se fazendo de novinho, outros criminosos, tem que ficar alerta porque eles usam identidade falsa, foto falsa e história falsa. Tem muita gente que teve nudes vazado na internet e gente que perdeu dinheiro nesse golpe, por isso é fundamental identificar se a pessoa que você está conhecendo não é uma pessoa fake. Investigar as redes sociais, ver se as histórias batem, fazer vídeo chamada são maneiras e ver se não estão te enrolando, então fique alerta e sempre avise um amigo ou familiar quando for a um encontro com o contatinho do app.

A paquera que deveria ser um momento gostoso tem se tornado um pesadelo para muita gente, é mais frustração do que diversão, isso porque vivemos uma era do esvaziamento das relações e falta de afeto pelo outro. É muita irresponsabilidade afetiva por aqui, então fique atento e realmente só gaste a sua energia com quem te respeita e te retribui.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais