Ensino

Câmara se reúne com alunos de medicina, reitoria e mapeia pontos críticos no curso

Questões estruturais e de gestão, envolvendo o curso e a UniFAI, são pauta central das reuniões.

Por: Da Redação atualizado: 17 de fevereiro de 2018 | 09h32
Reunião entre reitoria e vereadores foi realizada nesta quinta-feira, na Câmara Municipal (Foto: Da Assessoria) . Reunião entre reitoria e vereadores foi realizada nesta quinta-feira, na Câmara Municipal (Foto: Da Assessoria) .

As recentes ações realizadas pela reitoria do Centro Universitário Adamantina (UniFAI), desencadeadas pela nomeação da enfermeira Profa. Dra. Marisa Cardim, no dia 2 de fevereiro, para as atividades de chefia do Departamento de Medicina (reveja aqui), causaram reações imediatas, dentro e fora da instituição, lideradas pelos próprios estudantes do curso.
O movimento, por sua vez, desencadeou e projetou uma série de questões estruturais envolvendo o curso, despertando preocupações na comunidade, como um todo, já que o curso pode desdobrar em importantes avanços para a cidade, em diversas áreas.

Câmara colhe informações com estudantes

Duas medidas práticas foram adotadas pela Câmara Municipal, após o desencadeamento dos problemas envolvendo o curso de medicina, a partir das nomeações anunciadas dia 2 de fevereiro.
Na primeira sessão legislativa de 2018, realizada em 5 de fevereiro, os vereadores cobraram em plenário e por meio de requerimentos diversas informações referentes ao que foi apontado pelos estudantes, bem como as razões das nomeações. Os requerimentos têm prazo de 15 dias para serem respondidos.
Em seguida, uma reunião foi realizada na Câmara Municipal, dia 8 de fevereiro, com a participação de vereadores e um grupo de alunos.
Os principais pontos de preocupação dos estudantes envolvem o internato ao final do curso, estágios nos serviços de saúde, o andamento das obras do bloco 5, a evasão de alunos para outras instituições, questões ligadas à gestão do curso e da instituição e a alta rotatividade de professores no curso. Os estudantes manifestaram preocupação e insegurança, e também detalharam as justificativas pela resistência à nomeação da coordenação anunciada pela reitoria da UniFAI, validando o trabalho dos professores Miguel Ângelo de Marchi e Cesar Antônio Franco Marinho para os cargos de Chefe do Departamento de Medicina e Coordenador do Curso de Medicina, respectivamente.

Reitoria comparece à reunião com vereadores

Diante da gravidade e da complexidade das questões desencadeadas pelos estudantes, a Câmara Municipal convidou o reitor da UniFAI para uma reunião. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15, na Câmara Municipal, com a presença de todos os vereadores. Da UniFAI, participaram o reitor Porf. Dr. Paulo Sérgio da Silva, o vice-reitor Prof. Dr. Fábio Botteon, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Profa. Dra. Márcia Zilioli Bellini e o procurador chefe da UniFAI, o advogado José Gustavo Lazaretti.
Na reunião, o reitor da UnIFAI argumentou, defendeu suas medidas e justificou suas decisões. Ele e sua equipe responderam cada um dos questionamentos apresentados pelos vereadores e expuseram, também, sobre projetos e ações da autarquia, em diversas áreas.
O reitor disse que ainda não há decisão sobre a nomeação em torno da chefia do Departamento de Medicina.

Movimento conseguiu reverter nomeação

O movimento liderado pelos estudantes conseguiu reverter a nomeação da enfermeira Profa. Dra. Marisa Cardim com chefe do Departamento de Medicina. Após realizarem petição pública (reveja aqui) e ampla mobilização junto à imprensa e redes sociais, a nova chefe pediu o cancelamento de sua nomeação (reveja aqui).

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais