Saúde

Prefeitura alerta sobre cuidados com período chuvoso e criadouros do Aedes aegypti

População deve redobrar cuidados para evitar dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

Por: Natacha Dominato atualizado: 16 de fevereiro de 2019 | 09h23
Locais onde a água possa acumular devem ser tampados ou eliminados, orienta Prefeitura (Ilustração). Locais onde a água possa acumular devem ser tampados ou eliminados, orienta Prefeitura (Ilustração).

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando diversas ações em todos os bairros de cidade e desenvolveu um plano com o objetivo de colocar em prática ações de prevenção à infestação e dispersão do vetor das doenças dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

Com o aumento do índice de chuvas, por causa do verão, a população precisa estar atenta e redobrar os cuidados, pois cresce a preocupação com a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Cidades vizinhas têm casos confirmados da doença.

Francine de Brito Alves, chefe do Controle de Vetores, explica que a ação mais simples para prevenir à dengue é a eliminação dos criadouros.

"Nós precisamos contar com o apoio de todos. A dica para evitar o problema é manter os recipientes como tanques, cisternas, tambores, caixas d'água sempre fechados. Locais onde a água possa acumular devem ser tampados ou eliminados por meio da coleta seletiva”, ensina.

Francine ainda orienta que as pessoas não joguem o lixo em áreas públicas. "É preciso observar semanalmente os ralos e percebendo o acúmulo de água, com a mesma frequência despejar produtos que inibam o desenvolvimento das larvas, tais como cloro, detergente, salmoura e água com sabão", explica. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança

O Aedes aegypti é um mosquito com hábitos diurnos, as fêmeas são as que procuram água parada e livre de produtos químicos para depositarem seus ovos e nunca depositam todos no mesmo lugar, pois o que querem é perpetuar a espécie.

Elas gostam de ficar em ambientes escuros, atrás de cortinas, embaixo de camas e sofás, sempre próximos aos seres humanos, sua fonte de alimentação, pois precisam do sangue humano para fazer a maturação dos ovos e após esse preparo, elas colocam nos recipientes que encontrarem pelo domicílio.

"Nesse período de chuvas e muito calor, a Secretaria de Saúde pede que os cuidados com os quintais sejam redobrados e que os objetos que acumulem água sejam evitados. Receba a visita dos agentes de saúde, permita que eles vistoriem o seu quintal. A dengue é uma doença que pode matar", finaliza.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais