Coronavírus

Prefeito de Dracena põe cidade na fase vermelha e deve decretar lockdown aos finais de semana

Mulher morreu hoje na fila por atendimento. Segundo o prefeito, saúde está em colapso.

Por: Da Redação | Com informações do G1 Presidente Prudente atualizado: 18 de fevereiro de 2021 | 17h31
Cetro Municipal de Atendimento à Covid-19 (Cemac) em Dracena (Foto: Bill Paschoalotto/TV Fronteira). Cetro Municipal de Atendimento à Covid-19 (Cemac) em Dracena (Foto: Bill Paschoalotto/TV Fronteira).

O agravamento da crise da Covid-19 em Dracena levou o prefeito da cidade, André Lemos (Patriota), a endurecer as medidas de restrição, como tentativa para conter a transmissão da doença entre os moradores locais.

Segundo divulgou o G1 Prudente nesta quarta-feira (17), o prefeito vai colocar o município na fase vermelha do Plano SP, de restrição máxima, e também deve decretar lockdown durante os finais de semana na tentativa de promover o isolamento social e barrar aglomerações.

Desde 5 de fevereiro, pela classificação do governo estadual, Dracena está na fase amarela do Plano SP. A cidade é ligada ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente. Diante do aumento de casos, na semana passada o Ministério Púbico recomendou ao prefeito de Dracena promovesse uma classificação local mais restritiva.

50 mortes e saúde da cidade em colapso

Dracena registrou nesta quarta-feira a 50ª morte pela Covid-19. Trata-se de uma mulher e de 83 anos, que estava iniciando atendimento no Centro Municipal de Atendimento à Covid-19 (Cemac). Hoje, ao G1, o prefeito André Lemos afirmou que estrutura de saúde da cidade entrou em colapso. “Hoje nós já tivemos morte na fila de atendimento do Cemac, antes que a paciente fosse internada. A cidade está em colapso", disse. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

André Lemos disse ainda que vai mobilizar prefeitos do entorno, para que também endureçam as medidas restritivas, como fez Dracena. Na cidade, mais 10 leitos de enfermaria serão criados para atender moradores com a Covid-19. “Os leitos vão ser criados já com superlotação, pois serão 10 leitos e nós já temos 12 pessoas aguardando. A criação de leitos pode aumentar durante a semana", explicou ao G1.

Segundo o boletim epidemiológico de casos na cidade, atualizado ontem (16), Dracena tem 2.651 casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia, com 496 pacientes em isolamento domiciliar e outras 20 pessoas em tratamento hospitalar. As últimas 24 horas somam mais 95 novas confirmações. Ainda existem 51 suspeitos no aguardo dos resultados de exames.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais