Cidades

Semanas Acadêmicas de Estética e Cosmética e de Farmácia da UniFAI em tempo de ação solidária

Além das palestras presenciais e virtuais, ações solidárias aproximaram alunos e comunidade.

Por: Sérgio Barbosa | UniFAI atualizado: 10:57
Além das palestras presenciais e virtuais, ações solidárias aproximaram alunos e comunidade (Da Assessoria). Além das palestras presenciais e virtuais, ações solidárias aproximaram alunos e comunidade (Da Assessoria).

Neste novo tempo novo que se chama hoje devem-se levar em consideração todas as ações que envolvem a comunidade em nível "glocal", ou seja, do global para o local, em tempo de pandemia.

Entretanto, o debate envolvendo o conhecimento acadêmico deve ser o início e o meio para que o fim possa atingir os seus objetivos nas atividades desenvolvidas em nível de graduação nos cursos oferecidos pelo Centro Universitário de Adamantina (UniFAI).

Assim, a promoção e execução das denominadas Semanas Acadêmicas pelos cursos oferecidos pela Instituição, fazem parte deste cenário mediado pela busca teórica por meio da experiência profissional de quem está no mercado.

Desta forma, ocorreram no mês de novembro, as Semanas Acadêmicas dos cursos de Tecnologia em Estética e Cosmética (de 4 a 06/11), também de Farmácia (11, 12 e 17), portanto, foram atividades que envolveram os(as) professores(as) e alunos(as) destes cursos em palestras diversas com temas e temáticas afins à formação acadêmica dos(as) discentes.

Atividades diversas

Tendo em vista a formação específica dos respectivos cursos, foram realizados diversos cursos práticos presenciais e com palestras sincronizadas pelo sistema operacional on-line, haja vista que a teoria deve estar em conexão com a “práxis” para uma aproximação entre Academia e Mercado.

Participaram das atividades envolvendo docentes e discentes, palestrantes convidados dos estados de São Paulo, Paraná e Espírito Santo para o curso de Estética e Cosmética, tendo em vista o desenvolvimento dos protocolos estéticos utilizados pelos(as) profissionais no mercado.

Também, na Semana de Farmácia, foram convidados conferencistas paulistas e do estado do Mato Grosso do Sul, considerando que o conhecimento deve ser compartilhado para que o(a) futuro(a) farmacêutico(a) possa entrar qualificado e com habilidades de acordo com a formação acadêmica.

Ação solidária dos(as) acadêmicos(as)

Neste contexto plural envolvendo todas as atividades nas respectivas Semanas Acadêmicas, também marcou presença por meio do “olhar humanístico” que se faz presente em tempo de pandemia, dos(as) alunos(as), bem como tendo como objetivo a promoção e execução de uma Ação Solidária em benefício do “Lar dos Velhos de Adamantina”.

A campanha ocorreu em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UniFAI, tendo em vista a realização desta Ação Solidária em diversos pontos de arrecadação de alimentos em Adamantina.

O envolvimento dos(as) alunos(as) dos dois cursos demonstram que existe um interesse comum para todas as áreas acadêmicas quando o objetivo é a solidariedade ao próximo, ainda mais em tempo de pandemia.

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Farmácia, Camaleão e Caldeira

Neste mesmo conceito, ou seja, de marcar presença em atividades diversas em benefício da comunidade adamantinense, o curso de Farmácia esteve participando da Feira Camaleão realizada no dia 14 deste mês no Parque Caldeira.

Nesse evento com promoção e execução do Coletivo Camaleão, ainda, marcado pela diversidade quanto à proposta da feira, ou seja, proporcionando acesso para todos(as) que compareceram no local por meio de exposição e comercialização de artesanatos e alimentação, porém, proporcionando apresentações musicais para uma aproximação comunitária.

A equipe do curso de Farmácia realizou na Feira diversas ações visando à prevenção com a saúde, assim, foram realizadas “avaliações dos principais fatores de risco cardiovascular, pressão arterial, índice de massa corporal, circunferência abdominal e frequência cardíaca” para os(as) interessados(as) em participar dessas ações.

Atendimentos e orientação

O resultado dessas atividades proporcionaram para os(as) acadêmicos(as) e professores(as) responsáveis pelo apoio, os seguintes resultados, a saber: 30 atendimentos com identificação da presença de fatores de risco, nestes casos, todos(as) foram orientados(as) para entrarem em contato com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ainda, de acordo com o local de residência para realização de exames específicos e orientação médica.

Pró-reitora de Extensão Prof.ª Dra. Liliana Tóffoli, coordenador dos cursos e Estética e Cosmética e de Farmácia Prof. Dr. Bruno Rocha e o resultado da Ação Solidária (Da Assessoria).

De acordo com o coordenador do curso de Farmácia da UniFAI, Prof. Dr. Bruno Ambrósio da Rocha, “a participação dos acadêmicos do curso tem por objetivo a formação mais humana do profissional farmacêutico e, o mais interessante, é a inter-relação que ocorre entre os alunos dos diferentes termos do curso, ampliando a troca de conhecimento dos alunos”.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais