Cidades

Adamantina será sede do serviço de residência inclusiva regional

Além de Adamantina, Flórida Paulista, Mariápolis, Osvaldo Cruz e Dracena serão parceiros da ação.

Por: Natacha Dominato | Comunicação/Prefeitura de Adamantina atualizado: 4 de maro de 2022 | 12h05
Encontro virtual para implantação do serviço regionalizado em Adamantina (Da Assessoria). Encontro virtual para implantação do serviço regionalizado em Adamantina (Da Assessoria).

Tendo em vista a necessidade de oferecer um serviço de acolhimento institucional para jovens com deficiência acima de 18 anos e cujos vínculos familiares estão rompidos ou fragilizados e que não contam com condições de auto sustentabilidade, Adamantina passará a oferecer o serviço de residência inclusiva regional.

A Prefeitura de Adamantina, representada pela secretária de assistência social, Andreia Regina Ribeiro, participou de todas as reuniões para implantação do serviço no município e, ainda, articulou juntamente a APAE local para que eles também fizessem adesão ao serviço. 

Os encontros ainda contaram com a presença de representantes da Divisão Regional de Assistência Social (DRADS) de Dracena na articulação com os municípios.

Além de Adamantina, Flórida Paulista, Mariápolis, Osvaldo Cruz e Dracena serão parceiros nesta iniciativa. Para a execução, o município receberá R$ 180.038,40 do estado e mais R$ 180.038,40 cofinanciado pelos municípios parceiros.

De acordo com Andreia, a construção da residência inclusiva regional teve início em abril do ano passado. “Desde então, temos realizado diversos encontros para viabilizar qual é a forma mais viável para que a parceria seja estabelecida levando em consideração as normas que estão vigentes”, explica.

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Os municípios já estão fazendo projetos de lei para que o montante destinado ao custeio do serviço seja colocado nos orçamentos das respectivas prefeituras e encaminhados ao poder legislativo.

“Quando demos início às tratativas, o Poder Executivo deu total apoio a execução do projeto do município. Entendemos que oferecer a residência inclusiva regional aqui é uma forma eficaz de atender uma demanda crescente por um serviço que é enquadrado como proteção social especial de alta complexidade e que não tem na região”, afirma.

Para a implantação do serviço, uma nova reunião acontece hoje (03) e nela será discutido qual o termo ou instrumento jurídico mais indicado para a composição da parceria, pois o serviço será regional.

“Gostaria de ressaltar a Divisão Regional de Assistência Social (DRADS) de Dracena, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social do Estado que deu total apoio a execução do serviço regional bem como possibilitou a destinação do recurso para a implantação da residência inclusiva em Adamantina”, finaliza.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais