Cidades

DEMTRAN dá início à campanha contra carros abandonados

Campanha amplia orientações e estimula denúncias sobre carros abandonados em via pública.

Por: Assessoria de Imprensa atualizado: 6 de outubro de 2018 | 17h28
Veículos abandonados em via pública podem ser removidos pela Prefeitura e levados a leilão (Foto: Arquivo). Veículos abandonados em via pública podem ser removidos pela Prefeitura e levados a leilão (Foto: Arquivo).

Quando precisam se livrar de um veículo, muitos proprietários o abandonam em via pública e isso pode trazer problemas para a população, pois um carro abandonado acumula sujeira, lixo, traz doenças, serve de esconderijo para bandidos e, ainda, ocupa uma vaga de estacionamento de forma desnecessária.
Desde setembro de 2017, a Prefeitura de Adamantina, por meio do Departamento de Trânsito Municipal (DEMTRAN), já removeu 15 veículos, 119 veículos foram removidos pelos proprietários após serem notificados e existem ainda 23 notificações em aberto. Um carro é considerado abandonado depois de ficar mais de cinco dias em via pública apresentando características como: estado de decomposição da carroceria, sem uma das placas de identificação, mau estado de conservação, sinais de colisão, vandalismo, pneus murchos, vidros quebrados e outros.
O munícipe que observar algum carro nessas condições deve fazer a denúncia ao DEMTRAN, pois esse é o único órgão que faz a remoção dos veículos. A comunicação do fato pode ser feita pelos telefones (18) 3522-3660 ou 3522-8626, por e-mail demtran@adamantina.sp.gov.br ou pessoalmente na Alameda Fernão Dias, 545 - Centro.
Apurada a denúncia, o proprietário é notificado por meio de um adesivo no carro e tem o prazo de 30 dias para providenciar a retirada. Passado o período, caso ainda seja constada a infração, o DEMTRAN realiza uma notificação por ofício e em cinco dias o carro precisa ser removido. Se não for retirado, o veículo é rebocado para o Detran em um pátio autorizado.  Não havendo manifestação do proprietário em 60 dias, o veículo vai pra leilão e a identificação do proprietário é feita por meio da placa ou do chassi.
A fim de evitar o abandono, o proprietário tem de dar finalidade ao carro por meios próprios. É possível dar baixa ao veículo no Detran SP e vender o carro como sucata ou guardar em local privado. Desde setembro de 2017, quando foi aprovada a Lei Municipal 3.777/2017 o DEMTRAN é o responsável por fazer a remoção dos carros abandonados. 

 

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais