Cidades

Núncio Apostólico visita Adamantina e amplia agenda com ida ao Pai Nosso Lar

Autoridade religiosa e diplomática, representante do Vaticano, esteve em Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 26 de setembro de 2017 | 10h04
Núncio Apostólico conhece as instalações da Casa Pastoral Diocesana Dom Osvaldo Giuntini, o antigo IPA (Fotos: Milton Ura/Rede de Comunicação No Meio de Nós). Núncio Apostólico conhece as instalações da Casa Pastoral Diocesana Dom Osvaldo Giuntini, o antigo IPA (Fotos: Milton Ura/Rede de Comunicação No Meio de Nós).

O Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello, embaixador do Estado do Vaticano e representante do Papa junto às Igrejas particulares (dioceses, prelazias e eparquias) e perante aos Estados e autoridades públicas no Brasil, esteve em Adamantina no último domingo (24) em visita oficial à cidade, dentro das ações comemorativas alusivas aos 65 anos de criação e instalação da Diocese de Marília.
Acompanhado do bispo da Diocese de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, e ampla comitiva, o Núncio Apostólico foi recepcionado em Adamantina na Casa Pastoral Diocesana “Dom Osvaldo Giuntini” (antigo IPA). A acolhida foi feita pelos párocos locais, padre Rui Rodrigues Silva (Paróquia Santo Antônio) e Marcelo Antônio Santos (Paróquia Nossa Senhora de Fátima), além de outras lideranças religiosas e autoridades municipais.

Visita ao Pai Nosso Lar

A agenda inicial divulgada pela Diocese de Marília previa a visita do Núncio Apostólico apenas à Casa Pastoral Diocesana “Dom Osvaldo Giuntini” (antigo IPA), mas foi ampliada, em caráter extraordinário, sendo incluída uma visita ao Polo de Atividades Integradas PAI “Nosso Lar”, clínica que atua regionalmente, via SUS, na atenção a pacientes psiquiátricos, transtornos mentais e dependentes de álcool e drogas.
O bispo da Diocese de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, é padrinho benemérito do da clínica PAI Nosso Lar e sensibilizou o Núncio Apostólico a ampliar a agenda, o que foi aceito pela autoridade vaticana.
No PAI Nosso Lar o Núncio foi recepcionado pela juíza de direito Ruth Duarte Menegatti, da Comarca de Adamantina, que lidera o trabalho de reestruturação da clínica. Dom Giovanni d’Aniello foi acolhido também por colaboradores e voluntários, e visitou as instalações e pacientes.

Autoridade religiosa e diplomática

Dom Giovanni nasceu em Aversa (Itália). É doutor em Direito Canônico, ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983. Desempenhou atividades junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001. Em 2010 foi transferido como Núncio da Tailândia e do Camboja. Em 10 de fevereiro de 2012, foi nomeado Núncio Apostólico no Brasil pelo Papa Bento XVI.
A principal missão do Núncio Apostólico é tornar sempre mais firmes e eficazes os vínculos entre a Sé Apostólica e as Igrejas particulares. Também tem o encargo de promover e estimular as relações entre a Santa Sé e as autoridades, tratando das questões concernentes às relações entre a Igreja e o Estado. O Núncio costuma ter a dignidade eclesiástica de arcebispo. Reside, normalmente, na nunciatura apostólica, que goza dos mesmos privilégios e imunidades de uma embaixada.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais