Ensino

UniFAI propõe realizar internato de medicina no HR de Presidente Prudente

HR tem 550 leitos e é reconhecido pelo MEC como Hospital de Ensino.

Por: Da Redação atualizado: 26 de novembro de 2018 | 13h45
HR é referência em assistência médica eletiva de alta complexidade a 45 municípios da região, com 550 leitos, todos do SUS (Reprodução). HR é referência em assistência médica eletiva de alta complexidade a 45 municípios da região, com 550 leitos, todos do SUS (Reprodução).

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (22) no auditório do campus 2 do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), envolvendo estudantes do curso de medicina e pais de alunos, o reitor da instituição, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, apresentou como proposta a realização do internato em ambiente hospitalar junto ao Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente.
A decisão foi tomada hoje, após dias de intensas manifestações dos estudantes, que tinham a expectativa e a informação oficial da instituição de que o internato fosse realizado na Santa Casa de Araçatuba, conforme projeto elaborado com a finalidade de celebrar o convênio, que iria ser apresentado à Câmara Municipal para ser votado.
A apresentação da proposta ao legislativo, configurada em projeto de lei, se dá por iniciativa do Poder Executivo, que apresentou resistência. O prefeito defendeu a ideia de usar a estrutura da rede hospitalar gerida pelos freis que administram a Santa Casa de Adamantina, para que pudesse receber o internato, já que o hospital local ainda não oferece todas as condições para o cumprimento total do internato, que exige leitos e serviços de alta complexidade.
Com a resistência à iniciativa de realizar o internato em Araçatuba e diante da possibilidade de realiza-lo em hospitais da rede administrada pelos religiosos, foi aberto um diálogo que permitiu chegar a essa nova possibilidade. A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus administra cerca de 70 serviços de saúde no Brasil, entre os quais, a Santa Casa de Adamantina e o HR de Presidente Prudente.
As tratativas se desenrolaram durante toda a semana, desde que foram deflagrados os protestos dos estudantes, e ganhou mais consistência em uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, na Santa Casa de Adamantina, com a presença de representantes do hospital, poder judiciário, ministério público, prefeitura, Câmara Municipal e UniFAI, e o frei Francisco, presidente da Associação e Fraternidade.
Essa nova decisão foi então apresentada no auditório do campus 2. Um dos encaminhamentos iniciais, já tomados no encontro, foi montar uma comissão aos estudantes e pais de alunos, representantes da instituição e da Câmara Municipal, para uma visita técnica ao HR.

HR é Hospital de Ensino e tem 550 leitos

Diferente da Santa Casa de Araçatuba e das demais possibilidades configuradas no projeto inicial do curso, que envolveria internato em hospitais de Adamantina, Mirandópolis e Tupã, o Hospital Regional de Presidente Prudente é uma instituição estadual ligada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, administrada pelos freis da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.
O HR é referência em assistência médica eletiva de alta complexidade a 45 municípios da região. É a maior unidade de saúde do entorno, com 550 leitos, todos do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo 56 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 adultos, 10 coronarianas, 6 pediátricas e 20 neonatais.
Desde 2005 o HR é reconhecido pelo Ministério da Educação como Hospital de Ensino (veja mais sobre o HR).

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais