Ensino

Alunos de Ciências Biológicas visitam Aquário e Jardim Botânico de São Paulo

Viagem integra projeto pedagógico do curso de Ciências Biológicas da UniFAI.

Por: Priscila Caldeira | Colaborou: Profª Ma. Daniele de Oliveira Moura Silva
Ciências Biológicas da UniFAI visitou Jardim Botânico e Aquário de SP no último sábado, 14 (Foto: Arquivo pessoal). Ciências Biológicas da UniFAI visitou Jardim Botânico e Aquário de SP no último sábado, 14 (Foto: Arquivo pessoal).

A fim de proporcionar vivência dos conteúdos teóricos da grade curricular e complementar a formação, no último sábado, 14, os alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) visitaram o Aquário de São Paulo (ASP) e o Jardim Botânico da capital paulista. A viagem é parte integrante do projeto pedagógico do curso.
Os estudantes puderam vivenciar as disciplinas de Zoologia, Anatomia e Fisiologia Comparadas, Evolução, Biogeografia e Botânica. “O contato com a fauna e a flora é requisito fundamental para formação de profissionais que atuarão no ensino de Ciências e Biologia ou ainda enquanto biólogos”, ressalta a coordenadora do curso, Profª Ma. Daniele de Oliveira Moura Silva.
As visitas ocorrem anualmente, no mês de outubro, sendo ofertadas de forma prioritária aos alunos do último ano. Se sobrarem vagas, estende-se aos alunos dos anos iniciais. De acordo com a coordenadora, o roteiro deste ano foi inovador, pois pela primeira vez visitaram o Aquário e Jardim Botânico de São Paulo.
“Todas as visitas foram monitoradas, consolidando a aprendizagem e instituindo ainda mais a valorização e conservação da biodiversidade”, aponta a coordenadora.

Aquário

Primeiro aquário temático da América do Sul, o Aquário de São Paulo (ASP) proporciona uma verdadeira viagem ao mundo animal permitindo o conhecimento de ampla variedade de peixes, répteis e mamíferos que habitam diversos ecossistemas, como a Floresta Amazônica, o Pantanal e a Bacia do Rio Tietê.
“A mudança é gradativa entre o ambiente dulcícola e marinho, com tanques representando água salobra, manguezal, praia arenosa, costão rochoso, oceano e recifes de corais”, detalha a professora.
O ASP exibe também ampla fauna de fora do país, como cita Daniele: “Suricatas, colobus e lêmures do continente Africano; raposas voadoras e pítons da Indonésia; cangurus, vombates, equidnas e coalas da Austrália; focas, leão marinho, lobos-marinhos e os ursos polares que realmente encantam e sensibilizam os visitantes”.
Além de referência em tratamento, bem-estar e manejo de animais, o ASP também tem contribuído com diversos projetos de conservação que trabalham com animais em ambiente natural.

Jardim Botânico

Já no Jardim Botânico, os alunos conheceram ampla diversidade de espécies de árvores nativas e de outros países do mundo.
“As árvores que compõem o paisagismo do Jardim cumprem um importante papel na educação e conservação, pois além de servirem como exemplo vivo da flora para centenas de estudantes, também constituem uma amostra da diversidade biológica do planeta”, finaliza.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais