Ensino

Projeto de Escola Municipal amplia conscientização sobre lixos recicláveis

Aplicado junto às crianças da EMEI Monteiro Lobato, projeto impacta nos estudantes e seus familiares

Por: Da Redação atualizado: 17:42
Projeto realizado peal EMEI Monteiro Lobato permitiu a utilização de materiais recicláveis para a produção de brinquedos. Escola também se mobilizou em atividades culturais e de integração com a comunidade (Foto: Cedida). Projeto realizado peal EMEI Monteiro Lobato permitiu a utilização de materiais recicláveis para a produção de brinquedos. Escola também se mobilizou em atividades culturais e de integração com a comunidade (Foto: Cedida).

A Secretaria Municipal de Educação através do secretário municipal professor Osvaldo José solicitou às EMEIS que desenvolvessem um trabalho (projeto paralelo) nas unidades sobre a coleta seletiva do lixo e reciclagem.
De imediato a diretora da EMEI Monteiro Lobato, Sirlei Aparecida Bíscolo, distribuiu todas as informações necessárias para que os profissionais da unidade escolar pudessem desenvolver e trabalhar o tema. O desafio foi levado adiante, com sucesso, pelas educadoras e demais colaboradores da equipe, que durante todo o mês de setembro se dedicaram ao projeto.
Foram desenvolvidas atividades individuais envolvendo a equipe, onde cada educadora, em sua sala, realizou atividades respeitando as limitações de cada faixa etária. Em paralelo, foram realizadas atividades coletivas com todos os alunos da unidade.
A educadora Larissa Carpiné, à frente do Maternal II, pôde aprofundar e trabalhar o projeto de forma mais ampla, já que sua turminha com crianças entre 3 e 4 anos consegue absorver os conteúdos com mais facilidade. Inclusive, aprenderam quais as cores corretas dos tambores de lixo para a coleta seletiva, dispostos na própria unidade escolar.
Foram realizados trabalhos com cartazes, passeios pelo bairro com entrega de panfletos explicando a importância da coleta seletiva, e foram recolhidos lixos em terrenos baldios e ruas do bairro.
A programação contou ainda com interações entre a escola e a família, com a participação dos pais e comunidade local, na doação de materiais recicláveis que permitiram montar uma pequena exposição com brinquedos feitos a partir desses materiais.
A EMEI Monteiro Lobato destaca que a imaginação das crianças é, por natureza, campo fértil para a criatividade. Com uma habilidade aguçada, reinventam o mundo ao seu redor, dando novas e inusitadas utilidades para os objetos que as cercam, onde caixas se transformam em caminhões, garrafas ganham forma de velozes foguetes, e panelas viram barulhentos tambores.
Todo esse potencial criativo é explorado diariamente de forma lúdica e divertida para que as crianças se tornem importantes aliados no processo da educação ambiental e globalizada.
O ápice do projeto aconteceu na última sexta feira (29), com a culminância desse trabalho. Foram feitas apresentações coreográficas por cada sala, com músicas infantis abordando o tema, e uma pequena exposição com brinquedos feitos a partir dos materiais recicláveis. Na oportunidade, estiveram presentes o Secretário Municipal de Educação, Osvaldo José, profissionais da educação e de outras unidades escolares e vereadores. 

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais