Ensino

IOEB: Adamantina é 600ª em educação no Brasil

Índice de Oportunidades da Educação Brasileira revela posição de Adamantina no ranking educacional.

Por: Da Redação atualizado: 2 de janeiro de 2018 | 10h44
O indicador engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar (Foto: Sec. Educação/SP). O indicador engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar (Foto: Sec. Educação/SP).

Dos 5.570 municípios brasileiros, Adamantina ocupa a posição de número 600 no indicador de educação IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira). Os números foram revelados pelo Jornal Imparcial, de Presidente Prudente (veja aqui).
Segundo a reportagem, os dados foram disponibilizados pelo CLP (Centro de Liderança Pública), que calcula o índice dos municípios a partir de dois grupos, os insumos educacionais e os resultados educacionais. O primeiro considera a escolaridade dos professores, o número médio da carga horária por dia, a experiência dos diretores e a taxa de atendimento na educação infantil. Já o segundo leva em conta o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb dos anos finais do mesmo período e a taxa líquida de matrícula do ensino médio.
O IOEB pode variar de 0 a 10 e mostra a qualidade das oportunidades educacionais no município. O indicador engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar.
Considerando esses parâmetros, Adamantina atingiu o índice 5,0 em 2017, contra 5,2 em 2015, mostrando retração na educação. Com IOEB 5,0, Adamantina está abaixo da média apurada para o Estado de São Paulo, de 5,3, e acima da média nacional, que foi de 4,7 (veja mais).
De acordo com O Imparcial, entre 49 cidades que compõem a 10ª Região Administrativa de Presidente Prudente, 22 delas (44,8%) registraram queda no IOEB. Outras 16 cidades (32,6%) apresentaram melhora; e 11 (22,4%) ficaram com resultados estagnados na comparação com o ano de 2015, quando o estudo foi realizado pela primeira vez. As outras quatro cidades que integram a regional não tiveram seus desempenhos divulgados.

Destaques positivos na região

Na região, segundo O Imparcial, duas cidades se destacam no ranking nacional. Junqueirópolis aparece na 15ª colocação, com nota 5,6, a mesma obtida no IOEB de 2015, enquanto Tupi Paulista ocupa a 28ª posição, com conceito 5,5, um décimo a menos do que aquele registrado há dois anos. As notas podem variar de 0 a 10. Os piores desempenhos ficaram por conta de Euclides da Cunha Paulista, com 4,4, dois décimos a menos do que em 2015, colocando o município em 2.706º lugar em âmbito nacional; e Santo Expedito, com 4,6, dois décimos a menos do que no período anterior, ficando em 2.170º na lista geral.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais