Ensino

Horta Hidropônica de Pracinha tem sua primeira produção em projeto de extensão da UniFAI

Projeto de ações comunitárias beneficia entidades filantrópicas e educacionais

Por: Por Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira | Revisado por Daniel Torres
Horta Hidropônica de Pracinha tem sua primeira produção em prol das escolas e creches em projeto de extensão com alunos de Agronomia e Agronegócio da UniFAI. (Foto: Arquivo Pessoal) Horta Hidropônica de Pracinha tem sua primeira produção em prol das escolas e creches em projeto de extensão com alunos de Agronomia e Agronegócio da UniFAI. (Foto: Arquivo Pessoal)

O município de Pracinha iniciou a primeira colheita na estufa hidropônica de hortaliças da cidade. Alguns alunos dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Agronegócio do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), que residem naquela cidade, têm desenvolvido projetos de pesquisa e extensão em ações comunitárias em prol de entidades filantrópicas e educacionais.
Desta forma os estudantes aplicam o conhecimento adquirido em salas de aula na área de horticultura e nutrição mineral de plantas, fitossanidade, gestão do agronegócio, dentre outras, além de desenvolverem noções de empreendedorismo e teses de conclusão de curso (TCCs) em projetos de pesquisa e extensão, além da doação da produção das hortaliças às entidades assistenciais e educacionais de Pracinha e Adamantina.
A hidroponia é uma técnica de produção agrícola na qual se cultiva sem a presença do solo e onde os elementos nutritivos são fornecidos numa solução líquida. A horta hidropônica é uma opção por ser de fácil manejo e de rápida produtividade.
Um pé de alface, por exemplo, demora cerca de 90 dias para ser colhido em uma horta convencional; neste sistema, o tempo é de 45 dias. Outras vantagens são que os produtos cultivados são apropriados para ocupar os pequenos espaços, possuem baixo custo e são saudáveis, já que são irrigados com água potável e sem agrotóxicos.
A colheita começou no início de julho com a produção de alface, almeirão e coentro, e posteriormente com rúcula e agrião. As hortaliças estão sendo oferecidas para os alunos da rede municipal e estadual de ensino. Posteriormente o projeto visa atender as famílias carentes cadastradas no município através da Secretaria de Assistência Social.
As ações são coordenadas pelo Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira, coordenador de Extensão da Engenharia e Ciências Agrárias da UniFAI e o engenheiro agrônomo egresso da UniFAI Sebastião Cesar Alves.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais