Ensino

Educadora portuguesa realiza palestra e participa de encontro em Adamantina

Fátima Pacheco compartilha vivência na área da educação para o público de Adamantina e região.

Por: Da Redação atualizado: 13 de agosto de 2019 | 09h56
Educadora portuguesa Maria de Fátima Duarte dos Santos de Almeida Pacheco ministrará palestra e presidirá encontro, sobre eudcação, em Adamantina (Siga Mais). Educadora portuguesa Maria de Fátima Duarte dos Santos de Almeida Pacheco ministrará palestra e presidirá encontro, sobre eudcação, em Adamantina (Siga Mais).

Duas atividades na área da educação acontecem em Adamantina na próxima semana, dias 16 (quarta-feira) e 17 (quinta-feira), promovidas conjuntamente pelo Ministéro Público e Poder Judiciário da Comarca local, PAI Nosso Lar e Centro Universitário de Adamantina UnIFAI, por meio da Pró-Reitoria de Extensão.
As atividades serão conduzidas pela educadora portuguesa Maria de Fátima Duarte dos Santos de Almeida Pacheco, com atuação de refrência na área da educação.
A primeira atividade será uma palestra dia 16 de maio, quarta-feira, às 19h30, no Anfiteatro da Bblioteca Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”, aberta ao público, sobretudo profisisonais e estudantes da área da educação.
A abertura da palestra será feita pela juíza Ruth Duarte Menegatti, titular da 3ª Vara e diretora do Fórum de Adamantina. Em seguida, a educadora Fátima Pacheco irá expor sobre o tema “A aprendizagem na construção da autonomia e inclusão social”.
A juiza Ruth Menegate destaca o papel da educaçao como instrumento para mudar o mundo. “A construção de ideias e valorização dos profissionais ligados à área são as metas para esse encontro. Será uma palestra dando continuidade ao projeto de melhorias para Adamantina e região”, disse.
Já na manhã do dia seguinte, 17, quinta-feira, a partir das 9h, Fátima Pacheco irá dirigir um encontro voltado a dirigentes de escolas, gestores educacionais, secretários de educação, entre outros profisisonais, nas dependências do PAI Nosso Lar.
A abertura dessa atividade contará com participação do juiz Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato, titula da 2ª Vara da Comarca de Adamantina, que abriga a área da Infância e Juventude.
A participação nas duas atividades é gratuita, sem taxa de inscrição, ao limite da capacidade de público dos espaços. Mais informaçoes no PAI Nosso Lar, pelo telefone (18) 3521-1984.

Experiência internacional

A educadora Fátima Pacheco é licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). É consultora de Gestão Escolar de Qualidade, pela Fundação L’Hermitage e presta assessorias em diversas escolas situadas em São José Rio Preto, Jundiaí, Jacareí, Londrina, Brasília e Recife.
Fátima Pacheco tem participação no desenvolvimento do Projeto Fazer a Ponte, na Escola da Ponte, Vila das Aves, Portugal, desde 1976 e no projeto de investigação sobre Círculo de Estudos entre 1992 e 1995, junto à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Participa também no Grupo de Estudos sobre Reggio Emilia – princípios éticos, estéticos e políticos, organizado por OMEP/BR, São Paulo.

Publicações

Em sua carreira profisional na educação, Fátima Pacheco produziu ampla bibliografia sobre o tema. Entre suas principais publicações, estão:

- “Escola da Ponte: Um Projeto de vida, um Projeto para o Mundo”, no livro organizado por Celso Ilgo Henz, Ricardo Rossato e Valdo Barcelos, EDUNISC, Santa Maria, 2009;
- “Mudar, sim… mas como, por quê e para quê?”, no livro organizado por Joe Garcia e Rui Trindade, Ética e Educação – Questões e Reflexões, Wak Editora, Rio de Janeiro, 2012;
- Avaliação da Aprendizagem na Escola da Ponte, editora WAK, 2012, como coorganizadora com José Pacheco;
- “Fundamentos da disciplina escolar sobre um novo enfoque: vivência em democracia, uma experiência que dá certo”, no livro Todos os Caminhos Levam à Educação, organizado por Haddad, J. e Costa, P. L.;
- A Escola da Ponte sob Múltiplos Olhares, palavra de educadores, alunos e pais, Editora Penso, como coorganizadora com José Pacheco;
- Diálogos com a Escola da Ponte, Editora Vozes, como coorganizadora com José Pacheco;
- Escola da Ponte uma escola pública em debate, Cortez Editora, como coorganizadora com José Pacheco.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais