Ensino

CPP de Adamantina realiza encontro com professores

Dificuldades vividas no ambiente escolar foram compartilhadas pelos professores no encontro.

Por: Da Redação atualizado: 23 de agosto de 2016 | 17h27
Dificuldades vividas no ambiente escolar foram compartilhadas pelos professores no encontro (Foto: Siga Comunicação). Dificuldades vividas no ambiente escolar foram compartilhadas pelos professores no encontro (Foto: Siga Comunicação).

O Centro do Professorado Paulista (CPP) de Adamantina realizou na última sexta-feira (19) mais um encontro com professores da região. A atividade foi realizada em sua Sede Regional, coordenada pela dirigente regional do CPP, Marlene Ribeiro Esteves.
Na pauta do encontro, entre os temas centrais, a realidade e desafios vividos pelo educador no ambiente escolar, sobretudo a ampla carga de responsabilidades e exigências, e a falta de estrutura e condições de trabalho, além da desvalorização desses profissionais.  “O que o governo prega como real, na verdade, é um equívoco. A realidade é bem diferente”, destacou Marlene.
Um dos pontos discutidos considerou também a necessidade de uma maior participação e acompanhamento dos pais destes estudantes, nas atividades escolares. Se houvesse uma atuação mais próxima e mais efetiva, os resultados poderiam ser diferentes e, sobretudo, mais positivos. “Nem sempre o professor está preparado para a carga de responsabilidades, além de ser cobrado de diferentes maneiras. Com isso, de represente, a educação se torna secundária”, questiona a dirigente do CPP.

Atividades educativas e reparação de danos

Uma iniciativa que foi debatida entre os professores, no encontro, foi o Projeto de Lei Nº 596/2016 (acesse aqui), de autoria da deputada estadual Célia Leão. A proposta prevê a implementação de atividades com fins educativos para reparar danos causados no ambiente escolar na rede pública estadual do Estado do São Paulo, e tramita na Assembleia Legislativa.
Segundo escreve a parlamentar, nas justificativas contidas no Projeto de Lei, “a indisciplina no ambiente escolar é em grande parte produto da omissão familiar. Essa indisciplina se agrava na escola, porém as ferramentas de controle regimentais se mostram inócuas. A advertência e suspensão são recebidas como impunidade e tolerância ao mau comportamento”.
Segundo o projeto de lei, as atividades com fins educativos deverão ocorrer mediante a prática de preservação ambiental, a reparação de danos ou a realização de atividade extracurricular, através de registro da ocorrência escolar com lavratura de termo de compromisso, constando a presença e a anuência dos pais ou responsável legal.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais