Cultura

Cultura SP suspende Adamantina do Circuito Cultural Paulista e vereador cobra explicações e retomada

Programação existente desde 2008 foi suspensa para Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 10 de maio de 2018 | 16h53
Espetáculo Sacrafolia, apresentado em Adamantina, pelo Circuito Cultural Paulista, em 2012 (Arquivo). Espetáculo Sacrafolia, apresentado em Adamantina, pelo Circuito Cultural Paulista, em 2012 (Arquivo).

A programação do Circuito Cultural Paulista (CCP), que desde 2008 traz ampla programação cultural a Adamantina, foi suspensa para a cidade, neste ano, pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC). A programação de abril e mão já não ocorreu.
A informação sobre a exclusão foi revelada pelo vereador Acácio Rocha, na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira (7). Ele foi Secretário Municipal de Cultura em Adamantina, de 2006 a 2012, quando costurou a parceria com a SEC e trouxe o CCP à cidade. Na Câmara, Acácio formalizou o Requerimento Nº 126/18 dirigido ao Secretário de Estado da Cultura, Romildo Campello, onde cobra explicações e pede a retomada da programação na cidade.
Pelo CCP eram programados espetáculos mensais, nos meses de março a junho e agosto e novembro, com atrações contratas pela SEC, que pagava os cachês, deslocamento, hospedagem e alimentação dos artistas. O município cedia o local – geralmente o anfiteatro da biblioteca – e os serviços de sonorização e iluminação.
Segundo o Requerimento, a exclusão se deu, aparentemente, sem uma motivação detalhada e sobretudo discutida pela SEC com o órgão municipal de cultura, e a ausência dessa programação traz prejuízos aos cidadãos e aristas. “Em âmbito local o Circuito Cultural Paulista permitiu formar plateias, promoveu a difusão cultural e fomentou a cadeia produtiva da cultura, com acesso da população local e regional a importantes manifestações de arte e cultura, bem como a circulação de artistas de diversas regiões e linguagens em nosso território”, diz.
Assim, considerando todo o exposto, o histórico local, a parceria de praticamente uma década entre o Município de Adamantina e a SEC, Acácio Rocha pede restabelecimento da agenda local. “É inadmissível o órgão estadual de cultura negligenciar nossa cidade, após toda a construção e caminhada vividos desde o início da parceria”, reclama o vereador. “Vamos atuar para a retomada dessa agenda, bem como na ampliação das iniciativas locais, pela própria casa, que estimulem, reconheçam e deem oportunidades, também, aos artistas locais”, completa.

 

 

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais