Cultura

Biriguiense lança livro de crônicas “Cidade Pequena”

Lançamento de “Cidade Pequena” será nesta quarta-feira (12) na Casa das Rosas, em São Paulo.

Por: Da Redação atualizado: 12:06
Escritor Gabriel Soares autografa Cidade Pequena e relembra a graça dos causos das cidades do interior (Divulgação). Escritor Gabriel Soares autografa Cidade Pequena e relembra a graça dos causos das cidades do interior (Divulgação).

Quem não adora um bom causo de interior? Prepare-se para viajar por cenários repletos de belas paisagens com personagens peculiares narradas por um jovem apaixonado por livros e leitura. A caminhada do escritor Gabriel Soares, começou em relatos na cidade de Birigui, região de Araçatuba, até passar por países latinos.
Em seu primeiro livro solo, Cidade Pequena, o escritor narra uma riqueza de histórias do modo de quem contempla a vida como contador de causos, mas com ares cosmopolitas. O lançamento e sessão de autógrafos ocorre nesta quarta-feira (12), às 19h, no museu Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, na capital paulista.
O livro, sob o selo Dobradura Editorial, figura elementos do cotidiano e fatos vividos pelo autor em algumas cidades da América Latina. Ele mescla na erudição das citações de autores clássicos um comportamento singular seu e de personagens nos cenários mais variados, seja uma reflexão profunda sobre o selfie numa sala de estética ao fazer uma limpeza de pele ou numa mesa de café atacada por pombos em Buenos Aires.
A narrativa, segundo o escritor e editor Reynaldo Damazio, traz “um trecho de Llosa, um ensaio de Camus, a Maga de Rayela, Foster Wallace ou Roland Barthes, o Leviatã de Hobbes, de Epicuro a Zaratustra, Thomas Mann e Piketty, tudo conspira para fazer do tempo algo mais que linearidade abstrata. Ao falar da pequena cidade real, o escritor mira o coração de todas as cidades possíveis.”
Segundo Reynaldo Damazio, “nas crônicas A surra na cara que levei de uma peruana de mão pesada ou a Batalha inesperada notamos a realidade da vida como ela é. Nas pequenas atitudes e fatos que passariam em branco em nossa mente, Gabriel Soares nos fascina ao demonstrar na escrita sua paixão pela escrita e como essa ferramenta pode transformar a maneira de direcionarmos o olhar para espaços comuns, cores, passantes nas ruas, livrarias, cafés, praças, vozes e tudo aquilo que faz uma metrópole pulsar”, destaca.
"As crônicas com jeito do ensaio, ou ensaios com jeito de crônica, que compõem Cidade Pequena são na verdade breves narrativas sobre o convívio com a literatura e a paixão pelos livros. A realidade de um leitor voraz que se deixa impregnar pela ficção, fazendo da própria leitura e dos livros os personagens de suas viagens através do cotidiano”, ressalta Damazio, ao ilustrar como o crescer numa pequena cidade nos faz navegar para além das fofocas locais e nos inspirar nesse cotidiano encantado.

Sobre o autor

Gabriel Soares nasceu em Birigui e fundou na cidade, em 2008, a Livraria Moscou. Ele é vocalista e baterista da banda Atalhos de rock autoral e em 2015, ele o amigo Pedro Peruzzo lançaram o livro As Madeleines das Freiras, também da Dobradura Editorial. Soares é formado em Jornalismo e Roteiro pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou em jornais de Birigui fazendo resenhas de livros, mas foi na autoficção e acontecimentos de suas viagens que se inspirou para compor as narrativas de seu primeiro livro.

Serviço:
Lançamento do livro Cidade Pequena, de Gabriel Soares
Data: 12 de dezembro de 2018
Hora: 19h
Valor: entrada gratuita
Local: Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Av. Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo/SP.
Fone: (11) 3285.6986

Lançamento de Cidade Pequena será nesta quarta-feira, na Casa das Rosas, em São Paulo (Divulgação).

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais