Cidades

Mulher mantém tradição de 30 anos e realiza festa no Dia das Crianças

Promessa pela saúde da filha leva mulher a realizar festa para crianças, o que ocorre há 30 anos.

Por: Da Redação atualizado: 15 de outubro de 2017 | 11h13
Festa para crianças é realizada há 30 anos, por iniciativa e liderança da administradora Vera Lúcia de Assunção (Foto: Maikon Moraes/Siga Mais). Festa para crianças é realizada há 30 anos, por iniciativa e liderança da administradora Vera Lúcia de Assunção (Foto: Maikon Moraes/Siga Mais).

Por gratidão, devoção e fé, e na oportunidade de retribuir as conquistas ao longo da vida, a administradora Vera Lúcia de Assunção, de 56 anos, realizou neste feriado dedicado à Nossa Senhora Aparecida mais uma festa dedica às crianças e às famílias, e mantém a assim a tradição que em 2017 completa 30 anos.
As festividades acontecem há exatamente três décadas, sob a liderança, cuidados e carinho da anfitriã. Ela abre sua casa para crianças e familiares, no conjunto Tipuanas, onde reside, e realiza uma grande celebração, com recreação, doces, maçã do amor, bolos, bebidas, sacolinhas surpresas, refrigerantes e presentes, que aconteceu durante toda a tarde.
A mobilização conta ainda com um exército de voluntários e colaboradores e a anfitriã faz questão de bancar todas as despesas, mas também recebe contribuições, que são sempre bem-vindas.
Para as festividades deste 12 de outubro, os números são surpreendentes. Foram produzidas 60 formas de bolos recheados, 1.000 maçãs do amor, 1.500 sacolinhas de doces, 3.000 gelinhos, além de refrigerantes distribuídos em abundância. A fartura era tanta que as pessoas levaram bolos para suas casas, para consumir com suas famílias.

Promessa pela saúde da filha

A motivação para as celebrações realizadas anualmente, sempre no feriado de 12 de outubro, é uma promessa que a administradora fez quando a filha Luciane de Oliveira Lima Mendes era uma criança bastante doente. Devota de Nossa Senhora Aparecida, Vera Lúcia pediu e conseguiu a graça da recuperação da saúde da filha, e levou adiante a promessa de realizar uma festa para crianças, nesta data, durante toda sua vida.
Hoje, aos 56 anos, realizou a festa pelo trigésimo ano consecutivo, e a mobilização não para de crescer, inspirando a si mesma, seus filhos – total de três: Luciane, Lucilene e João Paulo –, familiares, vizinhos, amigos e colaboradores. E a cada ano os eventos se superam, na mobilização e no alcance das festividades.
A própria reportagem do SIGA MAIS presenciou um compromisso de um fornecedor contratado para o evento, em no próximo ano oferecer serviços complementares, em forma de doação. É mais um que foi sensibilizado pela dimensão das festividades, o que também foi compartilhado pela vizinha e xará, Vera Lúcia Ribeiro. “Hoje, cada um quer para si, e é muito bom ver algo que nos traz exatamente o contrário”, disse. “Isso me deixa muito feliz. Peço todos os dias que Deus abençoe sempre essa família, que é prestativa, e envolve a todos”.
Atualmente, as celebrações não cabem mais na sua casa. Para realizar a festa, Vera Lúcia precisa interditar a rua de sua casa, no Conjunto Tipuanas, onde são instalados brinquedos e barracas para distribuição de doces e bebidas.
E mesmo com toda essa nova dinâmica e estrutura mobilizados, a idealizadora não abre mão da tradição. As comemorações começam sempre ao meio dia, com a oração do terço, e logo em seguida, às 13h, começa a parte festiva.

Vida dura e retribuição

Vera Lúcia de Assunção destaca que as conquistas hoje celebradas são resultado de muita superação, sobretudo diante de uma vida dura, que sempre exigiu esforço e dedicação. Ela falou ao SIGA MAIS e recordou da sua própria infância, quando seus próprios pais se desdobravam diante dos próprios problemas de saúde, no esforço de garantir a subsistência dos filhos.
Depois, já casada, também vivenciou uma série de dificuldades, que também envolviam a saúde do próprio marido, e isso se repercutiu na saúde dos filhos. Mas o próprio esforço, a vontade de vencer, a disposição para o trabalho e o fortalecimento pela fé foram impulsionadores para uma mudança positiva.
Agora, sensibilizada pelas conquistas, se vê na obrigação de retribuir e dividir essas alegrias com as pessoas. “Hoje posso dar o que não tinha para dar aos meus filhos”, reforça. “Ganhei saúde, meus filhos ganharam saúde, e isso nos dá a disposição para fazer”, completa.

A superação da filha

Luciane de Oliveira Lima Mendes, filha da administradora Vera Lúcia, vivenciou na própria pele a história de superação, diante dos problemas de saúde em sua infância. Hoje, com 39 anos, é enfermeira e trabalha profissionalmente uma unidade básica de saúde de Adamantina.
Para ela, a celebração desta data é um segundo aniversário e mais uma motivação para comemorar o dom da vida. “Sinto-me uma pessoa abençoada, pelo poder da fé”, destaca.
Sem constrangimento, ela revela ter vivido uma infância pobre e difícil, mas foi possível superar dentro do ambiente de família, com trabalho e esforço de todos, e com o fortalecimento pela fé. “Proporcionar isso é uma forma de retribuir e manifestar nossa gratidão a Deus”, continuou.
Sobre a iniciativa da mãe e todo o esforço para criar os filhos e realizar essa celebração comunitária, Luciane diz sentir muito orgulho. “Trabalhamos até altas horas para que tudo saísse perfeito, porque temos muito orgulho do que ela faz”, completou.

Devoção à Nossa Senhora Aparecida

Vera Lúcia de Assunção é devota fervorosa de Nossa Senhora Aparecida e tem um cômodo em sua casa dedicado a orações. O espaço é um refúgio particular e íntimo, onde realiza suas orações, com agradecimentos e pedidos a si e aos outros, sempre com a disposição de oferecer um apoio aos que mais precisam.
É convicta sobre o poder das orações, e usa desse canal para um diálogo pessoal com os personagens que sustentam sua fé.

 

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais