Cidades

Santas casas de Marília e Presidente Prudente suspendem cirurgias

Com estoques reduzidos de insumos básicos, hospitais restringem serviços e priorizam emergências.

Por: Da Redação atualizado: 29 de maio de 2018 | 18h28
Santa Casa de Marília suspende cirurgias eletivas (Foto: Divulgação). Santa Casa de Marília suspende cirurgias eletivas (Foto: Divulgação).

O reflexo do desabastecimento já atinge hospitais na região. Dois deles, de atuação regional, já anunciaram suspensão nos serviços, inclusive cirurgias.
Segundo o site Visão Notícias, a Santa Casa de Marília anunciou no começo desta tarde que já foram adiadas 16 cirurgias eletivas (não urgentes) em virtude do desabastecimento de insumos médicos causados pela greve dos caminhoneiros. A Santa Casa criou um comitê de contingência que está fazendo avaliações diárias sobre a situação interna, dando prioridade para os casos de emergência. As cirurgias suspensas só serão reagendadas quando o abastecimento de insumos, medicamentos e combustíveis estejam normalizados.
A Santa Casa de Presidente Prudente também adotou medidas restritivas, publicadas em seu site, por falta de medicamentos e insumos (material hospitalar). O hospital decidiu suspender, momentaneamente, as cirurgias eletivas e os atendimentos não prioritários no pronto-socorro.
Ainda de acordo com a Santa Casa, será mantido o atendimento de urgência e emergência até o efetivo esgotamento dos insumos. O hospital pede que a população se dirija ao PS somente nos casos de extrema necessidade.
Quanto aos pacientes internados, o hospital informou que tem mobilizado esforço interno para a manutenção do atendimento, sem qualquer prejuízo até a regularização do fornecimento dos insumos, e para isso conta com a colaboração da classe médica, enfermagem e demais colaboradores.

Aviões da FAB serão usados para transportar medicamentos e insumos (*)

Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) passarão a ser usados para transportar medicamentos e insumos de saúde que não estão chegando ao destino por conta da greve dos caminhoneiros, de acordo com o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun. Os insumos serão transportados em voos regulares.
A informação foi dada hoje (28) em coletiva de ministros no Palácio do Planalto. "A Força Aérea passa a transportar medicamentos por determinação do presidente em conjunto com o comitê de crise. Foi determinado que a Força Aérea passe a transportar medicamentos e insumos da área da saúde para os hospitais". Segundo ele, o presidente Michel Temer "tem revelado uma preocupação cada vez maior com a questão da vida humana, da saúde".

Mapeamento  (*)

O Ministério da Saúde informou que todos os estados estão sendo acompanhados e as demandas, mapeadas. As necessidades do setor estão sendo atendidas, segundo a pasta, com o apoio de forças federais, estaduais e municipais. “Ainda não há um balanço geral das iniciativas dos três entes federados”, informou o ministério, por meio de nota.
Em diversas localidades há registros de falta medicamentos e insumos hospitalares. Outro alerta diz respeito ao estoque de sangue nos hemocentros do estado. “Os doadores estão com dificuldade para chegar ao posto de coleta. E o estoque das unidades está começando a acabar. Se essa situação não se normalizar, vamos ter problemas cada vez piores”, avaliou Eduardo de Oliveira, vice-presidente da Federação Brasileira de Hospitais.

(*) Conteúdo: Agência Brasil
 

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais