Ensino

Exposição de maquetes reúne famílias e abrilhanta CICFAI Júnior 2016

Para os pequenos do Ensino Fundamental, a experiência foi o primeiro passo para o mundo da pesquisa.

Por: Daniel Torres | Assessoria de Comunicação da UniFAI atualizado: 23 de outubro de 2016 | 16h28
Exposição de maquetes reúne famílias e abrilhanta CICFAI Júnior 2016 (Foto: UniFAI). Exposição de maquetes reúne famílias e abrilhanta CICFAI Júnior 2016 (Foto: UniFAI).

Os Congressos Científicos 2016 das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), foram abrilhantados pelas exposições de maquetes dos participantes do CICFAI Júnior.
Os trabalhos apresentados no X CICFAI Universitário, no IX CICFAI Júnior e no VI CPCFAI podem ser em formato de resumo ou artigo, com modalidades de apresentação oral e pôster. Para o CICFAI Júnior, também há a exposição de maquetes.
Para os pequenos do Ensino Fundamental, a experiência foi o primeiro passo para o mundo da pesquisa. “Nós vamos expor sobre o sistema imunológico, sobre os principais microrganismos, suas doenças e, principalmente, sobre como o sistema imunológico é formado. E nós nos preparamos muito bem lendo e pesquisando em sites. Fizemos uma maquete das barreiras do nosso corpo e essa preparação foi muito legal porque eu senti uma maior interatividade com os colegas”, contou Renato Vicente, de apenas 11 anos, aluno do 5º ano do Colégio Madre Clélia, de Adamantina, ao lembrar que ele e mais sete companheiros levaram três dias para preparar a apresentação.
E o mais importante de tudo é que os pequenos pesquisadores reconhecem que essas novas descobertas servirão para toda a vida. “Nós aprendemos muitas coisas que não sabíamos. Eu quero ser médico oftalmologista e aprendi que uma das barreiras do nosso corpo são as glândulas lacrimais, que fazem toda a lubrificação dos nossos olhos”, arrematou Renato.
Para os professores que acompanham os estudantes expositores, o processo de aprendizagem demonstrado no CICFAI Júnior se reflete também em sala de aula com resultados animadores. “Ano passado foi o primeiro ano dos alunos do Colégio Madre Clélia no CICFAI Júnior e, neste ano, eles estavam ainda mais empolgados nesse âmbito de pesquisa. Eu acho muito importante, na formação básica do aluno, a participação [em eventos de pesquisa científica] para que ele possa desenvolver habilidades e competências dentro desse quadro de pesquisas”, afirmou a professora Renata Vitaliano Maluf, coordenadora do Segmento I e da Educação Infantil do Colégio Madre Clélia.
Mas quem vibra mesmo com tudo isso são os pais. “Isso coroa um trabalho de muito esforço, de muita dedicação. O Renato é um menino muito comprometido, que tem todo o nosso apoio e recebe uma oportunidade que nós não tivemos. O CICFAI é um evento que promove conhecimento, que gera aprendizado e todo mundo ganha com isso. É um privilégio muito grande e eu me sinto muito grata. Se a gente forma bem a base, a gente tem jovens e adultos competentes no mercado de trabalho”, salientou Vânia Gonzaga, mãe do Renato.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais