Ensino

Alunos da UniFAI celebram mês da Matemática com atividade especial em escola

“I João Mat”, comemorou o Dia Nacional da Matemática.

Por: Daniel Torres | Colaborou: Prof.ª Me. Lilian Fortuna
A escola, dirigida pela Prof.ª Me. Lilian Fortuna (ao centro), pôde contar com o apoio dos professores, alunos gremistas e ainda com o trabalho voluntário dos alunos Leonardo Maion, Daniele Ferreira e Vitor Benitez, do 5º Termo do curso de Matemática da UniFAI (Foto: Acervo Pessoal). A escola, dirigida pela Prof.ª Me. Lilian Fortuna (ao centro), pôde contar com o apoio dos professores, alunos gremistas e ainda com o trabalho voluntário dos alunos Leonardo Maion, Daniele Ferreira e Vitor Benitez, do 5º Termo do curso de Matemática da UniFAI (Foto: Acervo Pessoal).

Com o objetivo comemorar o mês da Matemática, celebrado em maio, estudantes do 5º termo do curso de Matemática do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) participaram do “I João Mat”, uma atividade especial na Escola Estadual João Bernardi, em Monte Castelo.
O evento, realizado no dia 22 de maio, comemorou o Dia Nacional da Matemática, 6 de maio, instituído em homenagem ao escritor brasileiro Júlio Cesar de Melo e Souza, que utilizava o pseudônimo Malba Tahan, escritor do famoso livro “O Homem que Calculava”.
Pensando na importância da matemática, a diretora da escola, Prof.ª Me. Lilian Fortuna Clara Fabiani, que também é docente do curso de Matemática da UniFAI, planejou com a equipe escolar esse dia especial com atividades matemáticas divididas em diversos ambientes da instituição.
As atividades foram realizadas em dois momentos distintos para os alunos, sendo, no primeiro momento, a visita dos alunos em diversas salas temáticas. “Na sala de informática foram desenvolvidos jogos matemáticos on-line, retirados de sites educativos, enquanto isso, na sala de leitura, ocorreu a contação da primeira história do livro ‘O Homem que Calculava’, realizada por alunos da escola em parceria com a sala de leitura, dando sequência à sessão pipoca na sala de vídeo, na qual assistiram um desenho animado evidenciando a importância da Matemática no cotidiano e o problema da divisão dos 35 camelos de Malba Tahan”, contou Lilian Fortuna.
Ao final, na sala de jogos interativos, a distração ficou por conta de diversos jogos e desafios, como espelho infinito, jogo das sete cobras, tangran, geoplano, classificação dos sólidos geométricos, torre de Hanói, índice de massa corporal, jogo ASMD (adição, subtração, multiplicação e divisão). “Em um segundo momento, no pátio escolar, foi realizado o bingo matemático com brindes diversos”, emendou a diretora.
Para a execução do “I João Mat”, a escola pôde contar com o apoio dos professores, alunos gremistas e ainda com o trabalho voluntário dos alunos Vitor Benitez, Leonardo Maion e Daniele Ferreira, do 5º Termo do curso de Matemática da UniFAI, que ficaram responsáveis pelo Bingo Matemático. “Os brindes entregues nessa atividade foram doados pelos professores da escola e também pela UniFAI”, revelou Lilian, ao mencionar que também houve a parceria do curso de Matemática da UniFAI para a composição da sala de jogos, com a cessão de jogos elaborados pelos alunos do curso na disciplina de Metodologia do Ensino da matemática.
“A Matemática nem sempre é trabalhada de forma a levar o aluno a fazer associações com o cotidiano, desse modo, o Dia da Matemática foi desenvolvido na escola junto aos professores para despertar mais interesse nos alunos, onde tivemos o privilégio de prestigiar, ajudar e conhecer novos ambientes. Foi muito bom, pois contribuiu com a minha formação, além de ter contato com os alunos e viver uma experiência nova e real”, disse Vítor Benitez.
Para a aluna Daniele Ferreira, não basta ser apenas educador, é preciso ser “competente, criativo, ouvinte, orientador e ousado”. “É necessário despertar no aluno a curiosidade em cada momento escolar. Buscar sempre atividades novas e criativas para cativar os alunos e ter um bom rendimento”, opinou.
“Esse momento para mim foi especial, pois nunca tive uma experiência direta com tantos alunos ao mesmo tempo. Senti-me um verdadeiro professor, precisei me virar para cativar os alunos de forma que eles colaborassem com a atividade, além de perceber que a matemática pode ser ampliada realmente para qualquer lugar e os alunos podem se divertir e aprender muito com ela”, destacou Leonardo Maion.
“Alunos e professores adoraram esse momento, me senti emocionada e feliz com o envolvimento e participação ativa de todos”, finalizou a diretora Lilian Fortuna.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais