Saúde

Rotary Club e Prefeitura relançam Campanha de Prevenção a Síndrome de Alcoolismo Fetal

Conscientização e adoção de medidas preventivas é fundamental para garantir a saúde dos bebês.

Por: Assessoria de Imprensa
Rotarianos e autoridades presentes no relançamento da Campanha de Prevenção ao Alcoolismo Fetal (Foto: Ass. Imprensa/Rotary Club de Adamantina) Rotarianos e autoridades presentes no relançamento da Campanha de Prevenção ao Alcoolismo Fetal (Foto: Ass. Imprensa/Rotary Club de Adamantina)

Para comemorar o Dia Mundial de Prevenção e Conscientização da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) comemorado nesta quarta-feira, 9 de setembro, o Rotary Club em parceria com a Prefeitura de Adamantina, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o relançamento da Campanha de Prevenção a Síndrome de Alcoolismo Fetal.
Na terça-feira, 8, aconteceu na sede do clube uma palestra com a médica pediatra, Dra. Alessandra Yamaguchi que explicou sobre as consequências e diagnóstico da síndrome, além da importância de um intenso trabalho de prevenção. O evento contou com a presença dos companheiros do clube, bem como de médicos, enfermeiros e do empresário Julio Crepaldi, proprietário do Restaurante e Pizzaria Cartola e do Cartola Grill, que recebeu cartazes sobre a campanha para serem fixados em seus estabelecimentos.
Já na quarta-feira, 9 de setembro, as 9 horas, em alusão aos 9 meses de gestação, o Rotary Club e a Prefeitura promoveram o relançamento oficial da Campanha de Prevenção a Síndrome de Alcoolismo Fetal, na sala reunião do Posto de Saúde Central, com a presença de médicos, autoridades e gestantes do município.
De acordo com o presidente do Rotary Club, Antonio dos Santos, o objetivo principal da campanha é conscientizar a população sobre a importância de evitar a ingestão de álcool pela mãe durante a gestação.
"O diagnóstico da síndrome do alcoolismo fetal pode ser difícil, pois não existe um exame laboratorial que confirme o diagnóstico, por isso, a conscientização e a adoção de medidas preventivas é fundamental para garantir a saúde dos bebês", explica Antonio dos Santos.
A campanha do Rotary Club foi lançada oficialmente no dia 9 de setembro de 2014, com a presença de lideranças locais e vários médicos, em evento realizado no anfiteatro da Biblioteca Municipal Cônego João Batista de Aquino, durante o Ano Rotário 2014/2015 coordenado pelo então presidente, Reginaldo Monti.
As ações de prevenção são realizadas nos postos de saúde por meio de orientações de médicos e enfermeiros. Outra ação consiste na panfletagem sobre o assunto e fixação de cartazes em diversos pontos da cidade, como forma de expor o tema e informar a população sobre os perigos dessa síndrome.
"A única prevenção possível é a abstinência da ingestão de álcool durante o período de pré-concepção (de quatro a seis semanas antes da gravidez) e durante o período gestacional quando o sistema nervoso fetal está em formação", conclui Antonio dos Santos.
Além do lançamento oficial da campanha, em 2014, foi criada uma Lei Municipal que trata do assunto. Um projeto de lei do Executivo que acatou o anteprojeto de lei da vereadora Maria de Lourdes Santos Gil (Dinha) foi aprovado pela Câmara Municipal e passou a proibir a venda de bebidas alcoólicas às gestantes ou mulheres em período de amamentação no âmbito municipal.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais