Saúde

Dengue ou covid-19: Unimed Adamantina alerta para aumento dos casos e faz orientações

Dra. Cecília Faria da Costa, do Centro Médico da Unimed Adamantina, traz orientações e prevenção.

Por: Da Redação | Com informações do Impacto Notícias atualizado: 21 de maro de 2024 | 17h18
Dra. Cecilia Faria da Costa atua no Centro M?dico da Unimed Adamantina (Cedida). Dra. Cecilia Faria da Costa atua no Centro M?dico da Unimed Adamantina (Cedida).

Febre, dor de cabeça, dores no corpo e cansaço muscular. Esses são sintomas comumente relatados por quem contrai dengue ou Covid-19, doenças com bastante incidência nesses primeiros meses do ano, e que mobilizam as áreas da saúde, nos setores púbico e privado.

A médica Cecília Faria da Costa, que atua no Centro Médico da Unimed Adamantina, destaca que diante das similaridades, pode se tornar difícil diferenciar as duas doenças.

Ela reforça que as orientações são, sobretudo, pela prevenção, e na condição de haver contraído qualquer das doenças, é imprescindível buscar atendimento nos serviços de saúde. “Por isso é importante saber encontrar as características divergentes entre as duas infecções, e quando do aparecimento de qualquer sintoma, é essencial procurar atendimento médico, o quanto antes”.

Centro Médico fica na Avenida Rio Branco, 310 (Siga Mais).

As duas doenças são causadas por vírus, mas a transmissão ocorre de maneira diferente: a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Já a covid-19 é transmitida por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada.

Na dengue, o sintoma mais clássico é a febre alta, que aparece abruptamente no começo da infecção. Já a covid tem como característica os sintomas respiratórios. “Vale lembrar que nas duas doenças existem também os casos assintomáticos”, alerta a profissional.

Principais sintomas da dengue

  • Febre alta, superior a 38°C;
  • Dor no corpo e articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática, apresentar quadro leve ou sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (superior a 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

O diagnóstico da dengue pode ser feito por exame clínico e confirmado por exame de sangue.

Principais sintomas da Covid-19

No caso da Covid-19, podem ocorrer sinais de casos leves, moderados ou graves. Os casos leves da doença causada pelo coronavírus são caracterizados pela presença de sintomas não específicos, como:

  • Tosse;
  • Dor de garganta;
  • Coriza;
  • Perda de olfato;
  • Dor abdominal;
  • Fadiga.

Os casos moderados podem incluir todos esses sintomas e também sinais de piora progressiva de outro sintoma relacionado à covid-19 (fraqueza muscular, prostração, diminuição do apetite, diarreia), além da presença de pneumonia sem sinais ou sintomas de gravidade.

Já os casos graves, envolvem dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada de lábios ou rosto.

O diagnóstico da covid-19 pode ser feito por exame clínico e por testes de laboratório em amostras colhidas principalmente no nariz.

Prevenção

Em ambos casos, a prevenção pode contribuir para prevenir as duas enfermidades. A médica Cecília Faria da Costa destaca que a prevenção à dengue passa sobretudo pela eliminação dos locais que acumulem água parada, potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Conforme o Ministério da Saúde, 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão em casas e quintais.

Quanto à covid-19 a prevenção passa pelo uso de máscaras, sobretudo em aglomerações, manter mãos higienizadas com a lavagem ou com o uso de álcool, e ainda manter o esquema vacinal contra a doença atualizado. “Houve um amento de casos de ambas as doenças neste início do ano. Por isso, é essencial redobrar a prevenção”, ressalta a profissional.

Centro Médico

O setor de vacinas do Centro Médico da Unimed Adamantina possui os imunizantes que protegem contra as duas doenças. Além disso, seus profissionais estão à disposição para orientações, diagnóstico e tratamento, para promover a saúde e bem-estar dos beneficiários.

O espaço fica na Avenida Rio Branco, 310, centro. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h. Para informações, (18) 3502-4600.

(Reprodução/Agência Brasil).

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais