Negócios

Grupo Jóia instala nova torre para 93 FM e anuncia rádios Brasil FM e Jóia FM

Nova torre tem 80 metros e vai distribuir, também, os sinais das novas rádios Jóia FM e Brasil FM.

Por: Da Redação atualizado: 29 de janeiro de 2016 | 09h56
Técnico faz a instalação de equipamentos no alto da nova torre de 80 metros, do Grupo Jóia de Comunicação, em Adamantina (Foto: Luiz Andrade/Imagem Produções). Técnico faz a instalação de equipamentos no alto da nova torre de 80 metros, do Grupo Jóia de Comunicação, em Adamantina (Foto: Luiz Andrade/Imagem Produções).

O Grupo Jóia de Comunicação, de Adamantina, dirigido pelo empresário e comunicador Jonas Bonassa “Sabiá”, finalizou a instalação da nova torre de transmissão, que desde o início da noite de segunda-feira (25) é responsável pela distribuição dos sinais da 93 FM (93,7) para toda a região.
A nova torre foi instalada na Rua Santos Dumont, região do Parque Tangará/Residencial Eldorado I, proximidades da subestação da concessionária de energia elétrica. A estrutura, autoportante, tem 80 metros de altura, e substitui a antiga torre, que era de 40 metros.
Com o novo dimensionamento da estrutura de distribuição de sinais, o alcance da 93 FM foi imediatamente expandido para um raio muito maior, na região, permitindo assim ampliar seu público e o número de cidades alcançadas pela emissora adamantinense. E vários contatos de ouvintes, feitos à emissora, relatam a disponibilidade do sinal em cidades até então não atingidas, como Guararapes, Presidente Prudente, Clementina e Rancharia.

Rádios Brasil e Jóia passarão a operar em FM

O investimento realizado pelo Grupo Jóia permitirá a migração das duas emissoras AM Brasil e Jóia, que passarão a operar em FM. Segundo Sabiá, toda a fase documental está concluída e com a instalação da nova torre, parte-se agora para a aquisição dos novos transmissores e equipamentos que permitirão colocar no ar duas novas emissoras FM para Adamantina.
Sabiá revelou ao SIGA MAIS que a Rádio Brasil, hoje AM (790 KHz) vai operar em FM e será sintonizada na frequência 92,5 Mhz, com potência inicial de 6 mil watts. Já a Rádio Jóia FM poderá ser sintonizada em 91,9 Mhz, com potência inicial de 30 mil watts. “Vai ser a maior emissora da região”, orgulha-se.
A previsão – segundo Sabiá – e migrar a Brasil e Jóia para FM até meados de abril próximo, e sobre o perfil de programação, ele explica que pretende dispor uma emissora com conteúdo musical e informação, e a outra deve operar com uma bandeira de renome nacional (rede), que trará nova dinâmica para os ouvintes, ampliando mercados, alcance e oportunidades para clientes, tornando ambas mais competitivas.
A migração do AM para FM não é obrigatória, o que depende de adesão dos empresários do setor. Segundo o Ministério das Comunicações, cerca de 80% das rádios AM em todo o Brasil fizeram o pedido durante as audiências públicas iniciadas em março de 2014.

Licenças e pessoal técnico habilitado

Sabiá destaca que a nova torre cumpriu todo o rol de exigências, que se iniciam na fase de projeto, instalação e seguem continuamente, visando garantir a segurança e a integridade da estrutura. Entre as licenças determinadas por lei e obtidas pelo Grupo Jóia para a instalação da torre, estão aquelas emitidas pelo Comando Aéreo Regional (Comar), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e outras licenças ambientais.
O projeto técnico da torre foi realizado pela empresa Plug Assessoria e Projetos para Rádio e TV, de Cascavel (PR) e a instalação realizada pela empresa WM Telecom Estrutura Ltda, de Goiânia (GO).

Serviço
Acesse aqui os links dos sites das emissoras de rádio do Grupo Jóia de Comunicação.
Rádio 93 FM – Adamantina
Rádio Brasil – Adamantina
Rádio Jóia – Adamantina
Nova 102 FM - Garça

 

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais