Saúde

Santa Casa de Prudente faz captação múltipla de órgãos; e pela primeira vez em 2024, de pulmões

Família autorizou doações de um paciente de 18 anos, vítima de morte cerebral.

Por: Da Redação atualizado: 14:08
Um doador pode salvar ate oito vidas (Reprodu??o/Santa Casa de PP). Um doador pode salvar ate oito vidas (Reprodu??o/Santa Casa de PP).

Na noite do feriado de 1º de maio, a Santa Casa de Presidente Prudente realizou a captação de múltiplos órgãos de um paciente de 18 anos, vítima de morte cerebral devido a um traumatismo craniano.

As equipes do Incor SP, Hospital Israelita Albert Einstein, OPO Marília, Hospital de Base de Rio Preto e Santa Casa de Presidente Prudente foram responsáveis pela captação dos rins, fígado, córneas, coração e, pela primeira vez no ano, dos pulmões.

(Reprodução/Santa Casa de PP).

“Essa doação só foi possível graças ao gesto nobre da família que optou pela doação mesmo em um momento tão difícil. Um único doador pode salvar até 8 vidas. Se você é um doador de órgãos, avise sua família”, publicou a Santa Casa em suas redes sociais.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

A doação de órgãos depende de autorização de algum familiar, como ocorreu nesta semana em Presidente Prudente. No início de abril deste ano foi criada uma nova facilidade, em uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Colégio Notarial do Brasil, por meio da campanha Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém. 

(Reprodução/Santa Casa de PP).

Pela nova ferramenta  quem desejar se tornar doador de órgãos poderá preencher a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) em qualquer um dos 8,3 mil cartórios de notas do país. A emissão é gratuita.  

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

As autorizações ficarão disponíveis em um sistema eletrônico e poderão ser acessadas pelos profissionais de saúde para comprovar o desejo de quem faleceu.

O cidadão poderá autorizar a doação dos seguintes órgãos: coração, pulmão, rins, intestino, fígado, pâncreas, medula, pele e músculo esquelético.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais