Cidades

Oficina de panificação e confeitaria industrial é inaugurada no CPP de Pacaembu

Iniciativa vai capacitar 280 custodiados do sistema prisional com a implantação de oficinas.

Por: Vivaine De Jesus Henriques | Croeste/SAP atualizado: 10:32
As instala??es da oficina de panifica??o s?o apresentadas pelo coordenador Roberto Medina e o diretor da unidade, Thiago Junqueira, ao secret?rio Marcello Streifinger (Croeste/SAP). As instala??es da oficina de panifica??o s?o apresentadas pelo coordenador Roberto Medina e o diretor da unidade, Thiago Junqueira, ao secret?rio Marcello Streifinger (Croeste/SAP).

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou a oficina de panificação e confeitaria industrial no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu. A iniciativa é fruto da parceria firmada entre a SAP, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A cerimônia ocorreu na quinta-feira (14).

Mediante o Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (PROCAP), a instalação da oficina possibilitará a realização de cursos de qualificação profissional aos reeducandos, com a difusão de informações fundamentais para o conhecimento das diferentes áreas da panificação e confeitaria industrial. 

Essa iniciativa visa proporcionar aos reeducandos oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades que possam facilitar sua reintegração ao mercado de trabalho após o cumprimento da pena. Além disso, a implementação dos materiais permanentes e a formação especializada permitirão a utilização das oficinas para a produção de alimentos consumidos na própria unidade prisional. 

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

O convênio firmado entre os poderes estadual e federal prevê a instalação de mais duas oficinas em unidades prisionais de São Paulo, no CPP de Mongaguá, que será inaugurada ainda neste mês, e no CPP do Butantan. Cada oficina PROCAP recebeu um investimento de 115 mil reais para a compra de equipamentos e oferta de cursos de capacitação. No total, 280 reeducandos poderão realizar a capacitação profissional em panificação e confeitaria industrial.

“A cada visita que fazemos às unidades, a gente se renova. Observamos o conjunto de ações que resultam em todos esses projetos se transformarem em realidade. E então é oferecida vaga para o custodiado que quer mudar de vida, mas nada disso é suficiente se não contarmos com pessoas engajadas, que sejam agentes transformadores. Tenho para mim que, sob o ponto de vista espiritual, para cada privado de liberdade que conseguiu se reinventar, ele levou consigo muito dos nossos servidores”, destacou Marcello Streifinger, secretário de Estado da Administração Penitenciária.

Descerramento de placa inaugural (Croeste/SAP).

O prefeito de Pacaembu, João Francisco Mugnai Neves, fez agradecimento à SAP pelas parcerias firmadas. “É muito importante o apoio que recebemos da SAP e das forças policiais, o município de Pacaembu estará sempre à disposição. Externamos nossos parabéns por mais esta conquista”, comentou.

Para a coordenadora da CRSC, Carolina Passos Branquinho Maracajá, iniciativas como o PROCAP destacam a importância de iniciativas do gênero para o processo de reintegração dos privados de liberdade. “Hoje é um dia de celebração e realização significativas. Além do conhecimento prático, os alunos têm a oportunidade de desenvolver a arte e o espírito de trabalho em equipe. Cada inauguração de oficinas de escola, nos traz o sentimento do dever cumprido e reforça a meta do Governo do Estado de São Paulo”, declarou.

“Somos imensamente gratos pelo que o senhor secretário está fazendo por todos nós. É exemplo de dedicação. E com grande satisfação, também destacamos o trabalho desempenhado pelo diretor desta unidade e sua equipe. Esse momento não apenas marca a inauguração da oficina, mas também a oportunidade que está sendo oferecida para a transformação desses indivíduos, que buscam reconstruir suas vidas”, afirmou o coordenador das Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste), Roberto Medina.

"A região compreende cerca de 32 mil sentenciados. Imensos são os desafios que enfrentamos, mas a SAP sempre traz soluções. Sou testemunha da excelência dos serviços desempenhados pela secretaria, a quem parabenizo e também a todos os servidores que tanto nos ajudam. Saibam que têm no Judiciário o apoio que precisarem”, afirmou o Juiz de Direito Guilherme Facchini Bocchi Azevedo, do Departamento Estadual de Execuções Criminais (DEECRIM) de Presidente Prudente, da 5ª Região Administrativa Judiciária (RAJ).

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Cocipa - Hiper Cliente Feliz

O diretor do CPP, Thiago Junqueira, enalteceu a iniciativa do governo estadual para a implantação do projeto e a colaboração do corpo funcional para a sua execução com excelência. “A missão é árdua, mas os resultados são gratificantes. Fica registrada a minha admiração a estes servidores, que não mediram esforços para que o projeto fosse executado com sucesso, demonstrando extremo profissionalismo. Juntos somos mais fortes, mas unidos somos invencíveis”, ressaltou.

O evento de inauguração contou, além das autoridades acima, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Pacaembu, Airton Sica Mendes, que também compusera a mesa na solenidade.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais