Cidades

Judiciário promove semana Justiça pela Paz em Casa, com ações em Adamantina, Mariápolis e Pacaembu

O tema central deste ano da 20ª Semana da Justiça pela Paz em Casa é “educação preventiva”.

Por: Da Redação atualizado: 8 de maro de 2022 | 13h05
(Divulgação). (Divulgação).

O Poder Judiciário da Comarca de Adamantina, com a mobilização de uma ampla rede de parceiros, promove nesta semana um ciclo de atividades voltadas para educadores, estudantes e o público em geral, na programação da “20ª Semana da Justiça pela Paz em Casa”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça de todo país. O tema central deste ano é “educação preventiva”.

As temáticas se relacionam direta e indiretamente ao enfrentamento à violência doméstica, com inciativas, debates e interações mediados por profissionais de diferentes áreas, como da educação e do sistema de justiça e segurança pública, junto a educadores e estudantes.

A juíza Ruth Duarte Menegatti, titular da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, e que lidera esse movimento, também participa de atividades relacionadas à mulher que acontecem nesta semana na cidade (abaixo, programação completa).

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Semanas Justiça pela Paz em Casa

As Semanas Justiça pela Paz em Casa ocorrem em três épocas do ano que marcam datas importantes de sensibilização pela igualdade de gênero: o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março; a data de sanção da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha), em 7 de agosto; e o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, em 25 de novembro. Com a edição da Portaria CNJ nº 15/2017 e da Resolução CNJ nº 254/2018, a Semana Justiça Pela Paz em Casa foi incorporada à Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e passou a ocorrer de forma contínua. A primeira campanha foi realizada em março de 2015.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Veja a programação para Adamantina, Mariápolis e Pacaembu

• 7 de março: 2ª feira

  • Aula inaugural presencial do curso de formação para docentes da rede de ensino do Município de Mariápolis: Lei 14.164 na prática, realizada por Denise Alves Freire (psicoeducadora) e Denise Conde Godinho Farias Rocha (pedagoga). Das 10h às 15h30, no Centro Comunitário de Mariápolis.
  • Palestra presencial "A Justiça no Universo Escolar", com Dr. Marlon Roberth de Sales (promotor de justiça em Adamantina). Público alvo: docentes da rede de ensino do Município de Mariápolis. Às 19h30, no Centro Comunitário de Mariápolis.

• 8 de março: 3ª feira

  • Mesa redonda presencial para alunas e alunos do ensino médio da rede estadual de Adamantina, com os seguintes debatedores: Ruth Duarte Menegatti (juíza de direito), Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato (juiz de direito) e João Carlos Talarico (promotor de justiça), mediada por Irmes Mattara (dirigente regional de ensino de Adamantina), às 9h, no anfiteatro da Biblioteca Municipal.
  • Oficina de aprendizagem laboral: Educação Preventiva e a Lei 14.164, para rede municipal de ensino do Município de Pacaembu, realizada por Denise Alves Freire (psicoeducadora) e Denise Conde Godinho Farias Rocha (pedagoga), na modalidade híbrida, das 17h30 às 19h30, na instituição escolar.
  • Mulheres que Inspiram. Evento da Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Adamantina. Participação da magistrada Ruth Duarte Menegatti. Modalidade presencial.

• 10 de março: 5ª feira

  • Aprendendo sobre o direito de ser livre. Soltura de pássaros na mata ciliar em Mariápolis, às 15h. iniciativa do Poder Judiciário de Adamantina, 3º Cia de Polícia Militar Ambiental e Secretaria Municipal de Educação de Mariápolis.
  • Apresentação Episódio denunciArte: educação antirracista no combate à violência contra a mulher. Aya Game e Grupo Gangazumba. Na modalidade online. Lançamento às 18h no canal do Youtube.
  • Edição especial "Agora é que são Elas", promovido pela Rádio Comunitária Life FM. Relacionamento, violência doméstica e inteligência emocional, com a participação da magistrada Ruth Duarte Menegatti, às 19h, no auditório da UniFAI.

• 11 de março: 6ª feira

  • Webinário de encerramento "Igualdade humana e a Lei 14.164", com Denise Alves Freire e Elaine Maia Nascimento, no Instagram @roreiro.humanizado. Às 19h30.

Como acessar na internet:

Canal Youtube: Roteiro Único de Trabalho Humanizado

Instagram: @roteiro.humanizado

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais