Cidades

20 de abril: 70 anos da chegada da ferrovia a Adamantina

Primeiro trem chegou em Adamantina e 20 de abril de 1950.

Por: Da Redação
Inauguração da Estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, tornando Adamantina ponta dos trilhos da Companhia (Acervo). Inauguração da Estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, tornando Adamantina ponta dos trilhos da Companhia (Acervo).

O dia 20 de abril de 2020 marca os 70 anos da chegada do primeiro trem a Adamantina. A data foi lembrada pelo pesquisador e escritor João Carlos Rodrigues, autor do livro “Reviver Adamantina”. O primeiro trem chegou à cidade em 20 de abril de 1950, quando foi oficialmente inaugurada a estação ferroviária.

João Carlos Rodrigues faz uma síntese dos principais marcos da época. Ele cita que em 1937 a CAIC (Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização) continuava seu programa de colonizar regiões novas do estado de São Paulo, quando então surgiu o Patrimônio Adamantina, emancipado mais de uma década depois, em 24 de dezembro de 1948.  (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Nesse cenário, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro tinha em seu projeto transformar Adamantina em ponto final da ferrovia, permitindo a chegada do primeiro trem à cidade em 20 de abril de 1950.

A partir da chegada do primeiro trem, Adamantina se desenvolvia rapidamente, recebendo em 19 de agosto de 1955 um Diploma de Honra de Município de maior progresso no Brasil, juntamente com outros quatro municípios.

Autoridades aguardando a chegada do primeiro trem: Padre Jerônimo, Dr. Nogueira, Jamil de Lima, Ihity Endo, Deputado Salles Filho, Antônio Goulart Marmo e Francisco Gimenes Roda Filho (Acervo).

Para João Carlos Rodrigues a chegada da ferrovia foi sem dúvida o que alavancou rapidamente o progresso do lugar, se destacando no crescimento socioeconômico.

Adamantina foi ponto final da Companhia Paulista de Estradas de Ferro no período de 1950 a 1959.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais