Saúde

Prefeitura e Sucen já nebulizaram cerca de 5 mil imóveis em Tupã

Ação conjunta, que ajudou a reduzir incidência da doença, deve ser concluída hoje.

Por: Assessoria de Imprensa
Prefeitura e Sucen já nebulizaram cerca de 5 mil imóveis em Tupã (Foto: Assessoria de Imprensa) Prefeitura e Sucen já nebulizaram cerca de 5 mil imóveis em Tupã (Foto: Assessoria de Imprensa)

A Prefeitura de Tupã, através da Secretaria Municipal de Saúde deve concluir hoje os trabalhos de nebulização contra a dengue, realizados em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) de Marília, que destacou uma equipe de 24 profissionais para ajudar nas ações de combate à dengue no município.
Os agentes e supervisores da Sucen, com apoio dos agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveram diversos vários trabalhos estratégicos para o bloqueio de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Segundo Rosângela Urel, secretária municipal de Saúde, os trabalhos de nebulização, que inicialmente seriam realizados até o dia 11 de setembro e deveriam abranger cerca de 175 quadras, foram ampliados e prorrogados em Tupã devido à situação epidemiológica verificada no município, com o registro de novos casos da doença.
Apesar da diminuição dos casos de dengue durante o inverno, neste segundo semestre já foram registrados novos casos de dengue, comprovando que apesar da queda nas temperaturas (que naturalmente reduz a infestação do Aedes aegypti) a doença continua em circulação no município.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde de julho até esta quarta-feira, foram confirmados laboratorialmente mais 35 casos positivos de dengue, sendo 26 casos em julho, 7 em agosto e apenas 2 casos em setembro. Para Rosângela, a diminuição gradativa do número de casos neste segundo semestre já é reflexo do trabalho realizado pela prefeitura, em parceria com a Sucen.
Ela destacou também que os casos positivos confirmados neste mês de setembro foram registrados na Vila Abarca e no centro, sendo que em ambos os casos a Secretaria de Saúde já concluiu os trabalhos de bloqueio e eliminação de criadouros através dos agentes de endemias.
A secretária de Saúde ressaltou ainda que com a manutenção da parceria com a Sucen novos bairros receberam o trabalho de nebulização, intensificando o cerco contra a dengue no município.
Segundo ela, desde o início do trabalho conjunto com a Sucen, a prefeitura já vistoriou 709 quadras. No total 5.404 imóveis foram beneficiados com as ações de bloqueio e eliminação de criadouros do Aedes aegypti. Nos bairros atendidos pelo programa Estratégia Saúde da Família esse trabalho foi realizado pelos agentes comunitários. Além disso a prefeitura e a Sucen já realizaram nebulização em mais de 5 mil imóveis.
Rosângela ressaltou ainda que apesar dos constantes alertas a população ainda continua mantendo criadouros do Aedes aegypti. Segundo a secretária de Saúde, 685 imóveis visitados tiveram que ser notificados por manter focos do mosquito da dengue. Foram encontrados nada menos que 1.050 criadouros. Os baldes lideram o ranking de criadouros, com 157 ocorrências, seguido de frascos plásticos, com 107 casos e lonas, com 106.
Também foi registrada grande incidência de criadouros em vasos de plantas (89 ocorrências), bebedouros de animais (87), pratos de plantas (74), ralos (69), pneus (55), sucatas (41) e piscina (32), entre outros.
“Esses dados mostram que infelizmente os criadouros do Aedes aegypti continuam sendo encontrados em recipientes que todos estão cansados de saber que são potenciais focos do mosquito da dengue e que devem ser limpos rotineiramente para evitar que se tornem criadouros. Isso comprova que apesar de todos os alertas e todas as orientações, a população ainda não tem se preocupado como deveria em verificar e manter esses recipientes livres do Aedes aegypti”, lamentou.

Importância da nebulização

A nebulização é um método de borrifação do veneno que elimina principalmente o mosquito adulto, impedindo que ele pique uma pessoa infectada com a dengue e em seguia transmita a doença ao picar outra pessoa saudável.
A aplicação do veneno age diretamente no foco do mosquito e não causa transtornos ao meio ambiente nem riscos à saúde das pessoas, apesar de também ser um produto tóxico.
Por precaução, durante a nebulização, recomenda-se que portas e janelas sejam abertas, assim como as cortinas. Os moradores também devem cobrir todos os alimentos e filtros de água, além de guardar utensílios expostos. É recomendado ainda cobrir gaiola de pássaros e aquários e retirar bebedouros de animais.
Outra indicação é que crianças, idosos e pessoas com asma e bronquite permaneçam em um cômodo fechado por 30 minutos. A Sucen e a Secretaria de Saúde também pedem aos moradores que não saiam às ruas durante a aplicação do inseticida.
O trabalho de nebulização faz parte do plano de combate à dengue elaborado pela Secretaria de Saúde, que visa intensificar as ações preventivas contra o mosquito Aedes aegypti.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais