Saúde

Campanha "Bombeiro Sangue Bom" estimula comunidade a promover doação de sangue

Campanha acontece no mês de julho e doações devem ser feitas no Banco de Sangue de Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 22 de julho de 2017 | 10h43
Campanha "Bombeiro Sangue Bom" estimula comunidade a promover doação de sangue

Tradicionalmente, no mês de julho, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo realiza a campanha de doação de sangue “Bombeiro Sangue Bom”. A mobilização também está presente em Adamantina, e a corporação se mobiliza para realizar doações, e também estimular outas pessoas a fazerem doação de sangue.
Em nota à imprensa, o Corpo de Bombeiros cita a Fundação Pró-Sangue, e relata que no período de inverno os números de doadores diminuem significativamente, comprometendo os estoques.
Assim, durante todo o mês de julho, todos os quarteis do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo participam da campanha “Bombeiro Sangue Bom”, como parte dos eventos comemorativos do mês em que se celebra o “Dia do Bombeiro Brasileiro”, na qual consiste  em incentivar  todos os bombeiros e a população em geral, de forma voluntária, a realizar o maior numero possível de doações de sangue nos principais hemocentros do estado de São Paulo.
Segundo a nota oficial, “Doar sangue é ter a possibilidade de compartilhar o que temos de mais valioso. Por isso, estendemos o braço a você, cidadão, como um gesto de agradecimento, um pedido de retorno e, da mesma forma, um convite àqueles que nunca doaram. A participação de todos é fundamental”.

Local para doação

Em Adamantina, as doações de sangue devem ser feitas no Banco de Sangue, que funciona ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa. O local funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

O que acontece com o sangue doado?

O sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são utilizados para atendimentos de urgência, realização de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças crônicas, como doença falciforme e talassemia, e doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusão frequentemente.

Requisitos básicos para doação de sangue:

Estar em boas condições físicas; ter entre 18 e 65 anos; pesar no mínimo 50 kg e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial, (exemplo: carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação; passaporte, etc).

Quem não pode doar

Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; e ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.

No dia da doação

Nunca doar sangue em jejum; fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes e depois da doação; e evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Mais informações

Outras situações serão definidas no ato da triagem clínica realizada pelos profissionais do hemocentro no ato da doação. Para mais informações sobre doações de sangue, consulte o site www.prosangue.sp.gov.br.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais