Cidades

Mais de 200 imóveis despejam água da chuva na rede de esgoto em Adamantina

Na região foram 8 mil casos identificados, dos quais 4,6 mil já foram solucionados.

Por: Da Redação atualizado: 21 de dezembro de 2017 | 09h22
Rede de esgoto não foi dimensionada para receber água da chuva (Imagem: Reprodução/Sabesp). Rede de esgoto não foi dimensionada para receber água da chuva (Imagem: Reprodução/Sabesp).

Nos últimos 18 meses, a Sabesp promoveu uma grande ação para prevenir danos nas redes coletoras de esgoto da região de Presidente Prudente.
Segundo nota à imprensa distribuída pela empresa, foram realizadas 74.609 vistorias em imóveis de 34 cidades da região, para identificar ligações irregulares de água da chuva nas redes coletoras. Nessas 34 cidades, foram identificados 7.996 casos – 10,7% do total de vistorias.
Além de identificar as irregularidades, o objetivo da vistoria é promover a adequação dos imóveis. A ação é realizada em parceria com as vigilâncias sanitárias dos municípios, que notificam os imóveis com irregularidades. Do total de imóveis notificados, 4.681 já foram adequados pelos proprietários.
Em Adamantina, segundo a Sabesp, foram 6.748 imóveis vistoriados, dos quais foram encontradas irregularidades em 206 imóveis. Depois que houve a identificação e a notificação dos proprietários e moradores desses imóveis, 194 casos tiveram as irregularidades solucionadas.
No Estado de São Paulo, o decreto 5.916/75 determina que os imóveis tenham duas saídas. A de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. Já a saída pluvial reúne a água da chuva que escoa por ralos e calhas.
Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios. “A rede de esgoto não foi dimensionada para receber água da chuva. Fazer a ligação irregular pode provocar rompimentos da rede, vazamentos e retorno do esgoto na rua e dentro das casas”, explica o superintendente da Sabesp na região, Antero Moreira França Junior.
Para evitar obstruções, a Sabesp reforça que óleo de cozinha e resíduos sólidos, como restos de comida, fio dental, absorventes e preservativos, não sejam descartados no vaso sanitário ou no ralo da pia. De acordo com a empresa, o uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais