Ensino

Semana de Informática da UniFAI traz palestra, minicursos e workshops

Evento é voltado a alunos de Ciência da Computação, de Análise de Sistemas e demais interessados.

Por: Daniel Torres | UniFAI
Semana de Informática da UniFAI traz palestra, minicursos e workshops

Teve início nesta terça-feira, 11, a XXII Semana de Informática do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), que se estende até a sexta-feira, 14, com palestra, minicursos e workshops voltados aos estudantes dos cursos de Ciência da Computação, de Tecnologia em Desenvolvimento e Análise de Sistemas da Instituição (TADS) e demais interessados.
“Para essa Semana de Informática, nós ouvimos os nossos alunos, toda a demanda deles com relação à logística e aos assuntos a serem tratados e, também, para que os nossos convidados das Etecs [Escolas Técnicas] da região pudessem participar”, contou o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e TADS, Prof. Dr. José Luiz Vieira de Oliveira.
Mais informações e inscrições para os workshops e minicursos podem ser obtidas no hotsite www.unifai.com.br/semanainfo.

Programação

A palestra sobre “Etapas de Desenvolvimento de um Jogo - Do Conceito ao Produto Final”, ministrada pelo engenheiro de computação Prof. Me. Renan Henrique Pereira de Lima, abriu as atividades da Semana da Informática no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II, a partir das 19h30.
Na quarta-feira, 12, serão ministrados simultaneamente dois workshops nos Laboratórios de Informática 1 e 2 do Câmpus I, ambos a partir das 19h30.
No Laboratório 1, Carlos Schults, que é bacharel em Ciência da Computação pela UniFAI, falará sobre “GIT”. Neste workshop será abordada a ferramenta mais usada para controle de versão de código fonte: o GIT. Criado por Linus Torvalds (criador do Linux), o GIT é atualmente o padrão de fato quando se trata de versionamento de arquivos. Flexível, poderoso e incrivelmente performático, essa é uma ferramenta essencial para todo desenvolvedor de software.
Já no Laboratório 2, Diego Mateus Dorigo, que é formado em Análise de Sistemas também pela UniFAI, abordará o tema “Sublime Text”. O Sublime Text destaca-se pela simplicidade e facilidade de uso, além de leve. Além disso, ele aceita diversas linguagens de programação e personalizável. É um editor de texto bastante fácil de usar, mas com muitos recursos e funcionalidades que podem ser adicionadas para complementar seu uso.

Minicursos

Os dias 13 e 14, quinta e sexta-feira, estão reservados para os minicursos, com início sempre às 19h30.
No primeiro deles, Diego Dorigo explicará o “Bootstrap 4” no Laboratório de Informática 2, no Câmpus I. Segundo ele, Bootstrap é o mais popular framework HTML, CSS, e JS para desenvolvimento de projetos responsivo e focado para dispositivos móveis na web. “Com o bootstrap, desenvolver um website responsivo fica muito mais fácil e rápido graças à sua extensa e ótima documentação para elementos HTML comuns, dezenas de componentes CSS e HTML personalizados e incríveis plugins jQuery, que ajudam desenvolvedores de todos os níveis, desde o iniciante até o mais experiente”, explicou Dorigo.
Em outro minicurso, Carlos Schults abordará o tema do “Projeto em C# com Banco de Dados”, no Laboratório 1 do Câmpus I. O C# é uma linguagem moderna, multiparadigma e fácil de se aprender, apesar de muito poderosa. Segundo os organizadores, durante o minicurso será demonstrada a criação de uma aplicação desktop completa em C#, utilizando um SGBD como camada de persistência. “Também será feito uso de técnicas modernas da Engenharia de Software, como testes automatizados e injeção de dependência”, descreve a apresentação do minicurso no hotsite.
No terceiro minicurso, o Prof. Esp. José Ricardo Pires de Moraes falará acerca da “Alta Disponibilidade em Ambientes de Redes”, no Laboratório de Informática II, do Bloco I no Câmpus II. “Este curso tem por finalidade introduzir o aluno ao que é um projeto de Alta Disponibilidade e suas nuances: Variações dos Tipos de Armazenamentos, Redundância, RAID, Monitoramento e Manutenção, além de abordar a questão de Segurança e Backup no Ambiente em Alta Disponibilidade”, descreveu.
“[O número de participantes dos workshops] tem uma quantidade pré-definida e também para os minicursos, que estarão abertos para todos os alunos das Etecs. Tendo disponibilidade de vagas, basta se inscrever”, alertou o coordenador José Luiz.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais