Ensino

Professoras da UniFAI falam sobre os desafios da formação profissional diante das novas tecnologias

Em comemoração ao dia do professor, professoras elencam os desafios da formação profissional.

Por: Priscila Caldeira atualizado: 15 de outubro de 2017 | 10h06
Coordenadora do curso de Ciências Biológicas no exercício da docência (Foto: Acervo Pessoal). Coordenadora do curso de Ciências Biológicas no exercício da docência (Foto: Acervo Pessoal).

Desafiador. Essa palavra resume a atuação cotidiana do responsável pela formação de outros profissionais. Ser professor nos dias atuais é saber explorar as potencialidades das novas tecnologias para a produção do conhecimento.
Em comemoração ao dia do professor, celebrado em 15 de outubro, as mestras do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) Daniele de Oliveira Moura Silva, Lilian Pacchioni Pereira de Sousa, Simone Leite Andrade e Siomara Augusta Ladeia Marinho elencam as atribuições, a responsabilidade e o carinho dedicados cotidianamente no exercício da docência e na coordenação dos cursos de Ciências Biológicas, Publicidade e Propaganda e Design, Matemática e Pedagogia, respectivamente.
"Atualmente, essa geração de jovens que ingressa no ensino superior é muito conectada tecnologicamente e  inquieta; o  desafio da atividade docente é, constantemente, se atualizar, ter  conhecimento de novas práticas pedagógicas, reconhecer a subjetividade do sujeito-aluno e  utilizar-se de uma didática eficaz, uma vez que o professor já não é mais o sujeito detentor do saber absoluto  e, dessa forma,  fazer da  sala de aula um ambiente interessante para o compartilhamento do saber", enumera a Profª Ma. Lilian Pacchioni Pereira de Sousa.
Esses também são os desafios apontados pela Profª Daniele de Oliveira Moura Silva, docente há 14 anos na instituição: “É preciso gostar da docência, investir constantemente na formação, manter-se atualizado e saber compreender a necessidade dos alunos, mesmo diante de mudanças aceleradas da sociedade”.
Para ela, incluído nesses desafios está a formação de professores que tenham escolhido a docência por realização, “pela vontade de formar cidadãos pensantes transformadores de realidades e não apenas conferir-lhes um diploma”.
Com o dinamismo da atualidade, a qualidade da aula é fundamental somado à didática, domínio e atualização do conteúdo, compreensão de novas linguagens e experiências. “Para ser um bom professor é preciso também apresentar uma didática que seja capaz de manter o aluno presente ‘de corpo e alma’ em sala de aula, ações e conhecimentos polivalentes. Mas para ser um excelente professor, não existe outra maneira a não ser ter amor pelo que se faz”, avalia.
A docente conta que quando buscou a licenciatura em Ciências Biológicas marcava os traços que trazia desde a infância: curiosidade sobre os fenômenos da vida e a vontade de compartilhar as respostas. “Eu sempre soube que ser professora seria algo que me traria realizações, independente do retorno financeiro”, enfatiza Daniele.
A coordenadora pedagógica e da licenciatura em Matemática da UniFAI, Profª Ma. Simone Leite Andrade, aponta que enfrentar a desvalorização da carreira docente e a grande inversão de valores da sociedade sem sucumbir são desafios do professor de licenciatura.
Docente de Matemática na instituição desde 1999, Simone diz ser desafiador conviver com a impressão generalizada de que “a matemática é difícil, ou para poucos”. “Busco incentivar jovens a seguir esta carreira maravilhosa, mesmo com uma perspectiva no país não tão satisfatória quanto deveria. A ausência de tempo e estratégia para conseguir driblar a contrastante defasagem de conceitos básicos que acomete muitos estudantes do ensino superior são tarefas de esforço para o professor hoje”, diz.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Profª Ma. Siomara Marinho, cita também a questão da indisciplina, “pois é necessário que o professor desperte e mantenha o interesse dos alunos através de um planejamento de aula estimulante e motivador”.
Ela complementa: “Fazer um trabalho digno e honesto, dando o melhor de si para contribuir para uma melhor educação escolar na vida dos alunos, e não deixar de lado sua capacidade de ensinar são os principais desafios do professor”.
Docente desde 1997 na UniFAI, Siomara homenageia a todos e todas que se dedicam à carreira docente: “Hoje posso afirmar que sou apaixonada pelo que faço. Tudo que é feito com amor, dedicação, responsabilidade e comprometimento vale a pena. Quando se tem amor pelo que se faz, torna-se prazeroso. Parabéns a todos os colegas de profissão. Que Deus os abençoe grandemente nesta nobre profissão que é ser Professor!”.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais