Ensino

Novo coordenador de Química quer dar “cara nova” ao curso

Prof. Me. João Paulo Gelamos destaca que uma das metas será o incentivo à produção científica.

Por: Daniel Torres e Jesana Lima | Assessoria de Comunicação da UniFAI
Prof. Me. João Paulo Gelamos é nomeador coordenador do curso de química da Unifai (Foto: Unifai). Prof. Me. João Paulo Gelamos é nomeador coordenador do curso de química da Unifai (Foto: Unifai).

O curso de Química do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) tem novo coordenador: trata-se do Prof. Me. João Paulo Gelamos.
Graduado em Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Presidente Prudente em 2009, Gelamos concluiu o mestrado em 2011 no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp de São José do Rio Preto.
“Os alunos podem esperar um trabalho democrático e de participação ativa entre coordenação, docentes e discente em consonância com a reitoria, a fim de atender os anseios individuais e coletivos dos nossos alunos estabelecendo ao longo de sua formação invejável profissionalismo. Estaremos, também, buscando melhorar nossa estrutura de ensino-aprendizagem aliando prática e teoria, com aquisição de novos equipamentos e atualização do acervo bibliográfico”, disse o novo coordenador.
Gelamos destacou ainda que uma das metas da nova coordenação do curso será o incentivo à produção científica com participação em congressos científicos, aprendizagem em in loco com visitas técnicas em indústrias diversas, semana de estudos com profissionais da mesma área e áreas afins, bem como oportunidades de estágios com possível colocação no mercado de trabalho após conclusão do curso, serão intensificados com novas metas.
“A atual coordenação visa manter e consolidar o excepcional trabalho até aqui realizado pela Prof.ª Me. Soraya Stefani Butarelo Alessio, que esteve à frente do curso de Bacharelado em Química desde a sua concepção. Nesse contexto, vale ressaltar uma busca incessante por excelência de ensino, pesquisa e extensão a fim de prover sólida base aos nossos alunos, bem como um olhar crítico para atender as exigências de um mercado de trabalho competitivo e em constante transformação”, garantiu.
Porém, Gelamos afirmou que haverá algumas mudanças, como a implantação, ainda neste semestre, de uma via de trabalho em conjunto, com a criação do Colegiado de curso, que contará com a participação de docentes e discentes. “Esse braço da coordenação terá grande valor, pois os alunos poderão opinar na melhoria e aperfeiçoamento do curso e de sua formação acadêmica. Já há uma mobilização discente para a criação da Atlética de Química que, entre outras coisas, fortalecerá os laços de amizade, trabalho em equipe, profissionalismo e ética em meio aos alunos dos diferentes termos”, apontou.
O coordenador revelou que o próximo semestre será de surpresas, com um curso de “cara nova”. “A ideia é deixar a Química mais atrativa aos nossos alunos, principalmente com práticas em nossos laboratórios e alguns pequenos ajustes na grade curricular. Outro ponto é mostrar que o curso de Química da UniFAI possui uma Química desmistificada, sem loucos. Embora a loucura pela ciência banhada em amor incondicional por essa profissão nos acompanhará incansavelmente”, brincou.
O Prof. Me. João Paulo Gelamos disse estar acessível aos alunos e atenderá no Câmpus II. “Fica livre entrar em contato via e-mail, telefone ou WhatsApp. O acesso à coordenação não tem horário ou dia, mas muita vontade de fazer a diferença sempre”, completou.

O curso

O curso de Bacharelado em Química da UniFAI visa formar profissionais para atuar na indústria química e em laboratórios de pesquisa e de alta tecnologia, no desenvolvimento de novos processos e sistemas que possam ser capazes de produzir conhecimento e lidar com situações desafiadoras em relação ao objetivo a ser alcançado.
Neste contexto, deseja-se que este profissional contemple os seguintes aspectos: o formando deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, com domínio das técnicas de utilização de laboratórios e preparação adequada à aplicação tecnológica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins.
O mercado de trabalho para os químicos está cada vez mais promissor com o grande desenvolvimento de modernas tecnologias na área de novos materiais. Uma das principais oportunidades de trabalho para o químico é a indústria. Nos laboratórios industriais o químico é responsável pela análise de matérias primas e de produtos acabados que vão dos alimentos às bebidas, dos petroquímicos aos têxteis, dos plásticos às tintas.
Atualmente, a estrutura industrial solicita cada vez mais a participação do químico devido à maior procura de produtos cada vez mais sofisticados. Devido à preocupação ambiental ocorrida nos últimos anos, o químico assume papel importante nas áreas de saneamento ambiental, tratamento de efluentes industriais e competência para avaliar e solucionar problemas de impactos ambientais.
Para tanto, a UniFAI conta com os laboratórios de Química, Bioquímica, Biotecnologia, Física, Microbiologia, Análise Sensorial, Operações Unitárias, Microscopia, Química de Alimentos, Análise de Solos e Química Analítica, Informática e Domissaneante, além de Biblioteca com vasto acervo de ciência e tecnologia e de disciplinas básicas.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais