Ensino

Médico do Conselho Regional de Medicina ministra palestra para estudantes de medicina na UniFAI

Palestra teve como tema o Exame Nacional de Proficiência em Medicina.

Por: Jesana Lima | UniFAI atualizado: 09:54
Conselheiro do CREMESP, Dr. Roberto Lotfi Júnior, ministrando aos alunos de Medicina (Foto: Jesana Lima). Conselheiro do CREMESP, Dr. Roberto Lotfi Júnior, ministrando aos alunos de Medicina (Foto: Jesana Lima).

Na manhã desta segunda-feira, 07, os alunos do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), receberam representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). A visita teve como objetivo, trazer aos alunos todas as informações sobre o Exame Nacional de Proficiência em Medicina.
Para isto, uma palestra foi ministrada pelo conselheiro Dr. Roberto Lotfi Júnior, médico ortopedista e traumatologista, conselheiro do CREMESP e responsável pela Delegacia de Presidente Prudente, além de vice-presidente da Associação Paulista de Medicina. Acompanhando-o estava a delegada superintendente adjunta, Dra. Marisa Lopes Miranda, médica pediatra.
Participaram também da palestra o reitor Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, o vice-reitor Prof. Dr. Fabio Alexandre Guimarães Botteon, o pró-reitor de ensino Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Prof.ª Dra. Marcia Zilioli Bellini, o coordenador do curso de medicina, Prof. Dr. Miguel Ângelo De Marchi, o coordenador do Conselho de Residência Médica (Coreme), Prof. Esp. Osmar de Oliveira Ramos e o coordenador da Residência Multiprofissional, Prof. Me. Danilo Carvalho Oliveira.
Durante a palestra, o conselheiro reforçou a importância do exame de qualificação, que é aplicado anualmente para avaliar a qualidade do ensino e aprendizado dos alunos que cursam medicina.
“É importante dizer aos alunos, que não é preciso ter medo do exame do CREMESP! Atualmente o exame é aplicado aos alunos do 3º e 5º termo, e é fundamental que eles façam, pois, é uma maneira de medir o conhecimento e eventuais falhas da universidade, professor, aluno, formando melhores profissionais”, destacou o conselheiro.
Atualmente, o exame não é obrigatório, mas, um projeto de lei está em tramitação no Senado Federal com algumas correções que já foram aprovadas e aguarda decisão para torná-lo obrigatório, assim como ocorre com os alunos de Direito que para exercer a profissão precisa ser aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
De acordo com Júnior, a necessidade desta avaliação se torna ainda maior, devido ao grande número de faculdades de medicina do país. Além disso, há um déficit de docentes qualificados e com habilidade na prática médica e na didática para ministrar o conteúdo aos alunos.
Segundo o vice-reitor, Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon, o exame do CREMESP foi aplicado pela primeira vez na UniFAI em 2017. “No ano passado foi realizado o primeiro simulado com a primeira turma de medicina e houve uma aderência importante. Os alunos viram o bom desenvolvimento das disciplinas básicas e um resultado excelente na prova. Essa conscientizando da participação é indispensável para balizar a qualidade do nosso curso. Quanto mais participarmos, será possível identificar as áreas que precisam de mais investimento, fortalecendo esses alunos, formando excelentes médicos”, explicou.
Em 2018 o Exame do CREMESP será realizado no mês de agosto, porém a data ainda não foi divulgada. Enquanto isto, a UniFAI trabalha para organização do simulado, que tem como objetivo preparar o aluno para a avaliação oficial.

Reitoria da UniFAI e Conselheiros do CREMESP após palestra aos alunos da medicina (Foto: Jesana Lima).

Reitoria da UniFAI e Conselheiros do CREMESP após palestra aos alunos da medicina (Foto: Jesana Lima).

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais