Ensino

FATEC Adamantina: site oficial informa curso e data do vestibular

Primeiro curso da FATEC Adamantina é Gestão Comercial. Inscrições de 8 de maio a 8 de junho.

Por: Da Redação atualizado: 17 de abril de 2018 | 17h11
Tela do site oficial do Vestibular FATEC informa sobre a FATEC Adamantina (Reprodução). Tela do site oficial do Vestibular FATEC informa sobre a FATEC Adamantina (Reprodução).

O site oficial do Vestibular FATEC passou a informar sobre a FATEC Adamantina e o primeiro curso que será oferecido em Adamantina: Gestão Comercial, noturno, com 35 vagas.
O período de inscrições para o vestibular vai de 8 de maio até às 15h do dia 8 de junho, no endereço eletrônico www.vestibularfatec.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 64,80. As provas do vestibular ocorrerão dia 1º de julho e as aulas iniciam-se na primeira semana de agosto. O curso de graduação é gratuito.
Anunciada em 2011 pelo governador Geraldo Alckmin, a conquista só saiu do papel seis anos depois, em março passado, quando ele assinou os decretos de criação da FATEC Adamantina e de definição da área para sua instalação.
A FATEC Adamantina vai funcionar no prédio do antigo CEFAM, no Jardim Brasil, inicialmente com o curso de Gestão Comercial. O espaço ainda depende de pequenas obras de reparo e manutenção. Segundo o prefeito Márcio Cardim, essas melhorias serão concluídas a tempo.
Além de Gestão Comercial, com início das aulas no segundo semestre deste ano, outros dois cursos previstos serão instalados oportunamente na FATEC Adamantina: Gestão de Recursos Humanos e Sistemas para Internet.

Gestão Comercial

Segundo o site do Centro Paula Souza, o tecnólogo em Gestão Comercial atua com foco nas transações comerciais em empresas de qualquer setor. Trabalha com planejamento, operação, implantação e atualização de sistemas de informação comerciais.
Esse tipo de sistema reúne dados sobre produtos, clientes, fornecedores, representantes etc., além de integrar ferramentas de compras, vendas, controle de estoque e faturamento, gerar relatórios e controlar fluxos de caixa. O objetivo é utilizar o sistema de informação comercial para proporcionar maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização.
O tecnólogo em Gestão Comercial atua no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda de serviços e produtos e gerenciando a relação custo e preço final. O curso é voltado, principalmente, para a formação de profissionais altamente qualificados com visão empreendedora, com capacidade de gerir grandes empresas, mas principalmente pequenas e médias, que são responsáveis por 60% das contratações no País.
O curso é estruturado no eixo tecnológico “Gestão e Negócios”. Nele, o aluno estuda disciplinas como administração, matemática financeira, economia, contabilidade, gestão financeira, gestão de pessoas, marketing, ferramentas de promoção, de propaganda e de publicidade, comportamento e direito do consumidor. O aluno também aprende a desenvolver um plano de negócio para definir estratégias que resultem no aumento da produtividade e da rentabilidade de uma empresa. Inglês e espanhol completam a grade.

Duas ETECs e agora a FATEC

O município de Adamantina conta com duas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), a Prof. Eudécio Luiz Vicente e Eng. Herval Bellusci, que mantêm mais de mil alunos matriculados, distribuídos entre os ensinos médio, técnico e integrado. As duas escolas são mantidas pelo Centro Paula Souza.
Agora, a terceira unidade de ensino do Centro Paula Souza é a FATEC, que inicia-se com o curso de Cursos de Gestão Comercial, e deverá contar com pelo menos dois novos cursos, segundo informa o Portal do Governo de SP: Gestão de Recursos Humanos e Sistemas para Internet.

Quatro faculdades em Adamantina

A chegada definitiva da FATEC credencia ainda mais a cidade como polo regional de ensino superior, onde já estão presentes a UniFAI (Centro Universitário Adamantina), com cerca de 4 mil alunos e destaque ao curso de medicina; o polo presencial da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com três cursos em andamento e ensino gratuito; o polo presencial da Universidade Anhanguera, junto ao Cenaic, com um amplo leque de cursos; e agora a FATEC, que se inicia com um curso e outros dois cursos já estão previstos na expansão da grade, oferecidos gratuitamente.

Desfecho positivo para a FATEC Adamantina

A cerimônia de assinatura dos documentos e oficialização da FATEC Adamantina foi realizada em Martinópolis, durante entrega de obras e investimentos na região, resultado de ampla articulação liderada pelo prefeito Márcio Cardim ainda em 2016, após vencer as eleições municipais, e que se desenvolveu desde o início do seu mandato, em 2017, até então, com a participação direta do coordenador regional do PSDB, Mauro Bragato, e da Superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá. Essas tratativas tiveram total apoio da Câmara Municipal de Adamantina.
Foram inúmeras reuniões em São Paulo, junto à Casa Civil, com o próprio Governador, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e no Centro Paula Souza, para as articulações que garantissem a FATEC para Adamantina, diante das incertezas vividas em âmbito local, por decisões da administração do ex-prefeito Ivo Santos.
A conquista da FATEC foi anunciada no final de 2011 pelo próprio Governador, na gestão do então prefeito Kiko Micheloni. Em 2012, por se tratar de ano eleitoral (eleições municipais), não foi possível consolidar a doação da área ao lado do Terminal Rodoviário para a construção do prédio da FATEC. Já a partir de 2013, o governo do então prefeito Ivo Santos se recusou a manter essa área, indicando outras áreas e criando um embaraço que travou a instalação da FATEC, com o desfecho definitivo anunciado seis anos depois.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais