Ensino

Design e Publicidade e Propaganda da UniFAI atuam em parceria com Rede Promover Vida e Psicologia

Alunos atuaram na produção de telas e criação do logotipo sobre a temática da valorização da vida.

Por: Priscila Caldeira | Colaborou: Prof. Me. Lilian Pacchioni atualizado: 10:16
As professoras Ana Vitória e Lilian junto às artistas, do 8º Termo de Design, e suas respectivas telas; da esquerda para a direita: Fernanda, Letícia, Elienai e Luiza (Fotos: Acervo Pessoal). As professoras Ana Vitória e Lilian junto às artistas, do 8º Termo de Design, e suas respectivas telas; da esquerda para a direita: Fernanda, Letícia, Elienai e Luiza (Fotos: Acervo Pessoal).

A 6ª edição do Encontro por Uma Cultura de Paz, 1º Simpósio de Prevenção e Posvenção do Suicídio e Ciclo de Palestras da Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), realizados em 21 de setembro, contou com a parceria dos cursos de Design e Publicidade e Propaganda, respectivamente, na produção de telas e na criação do logotipo sobre a temática da valorização da vida.
As alunas do 8º termo do curso de Design Letícia Rafaela Pereira Zaparoli, Fernanda Souza Aleixo, Luiza Florentino dos Santos e Elienai Jael Barbosa de Souza pintaram quatro telas, expostas no auditório Miguel Reale, no Câmpus II, onde ocorreu o evento. Dois quadros foram doados para o Núcleo de Psicologia (NUPFAI), especificamente para o projeto Promover Vida.
Já os alunos do curso de Publicidade e Propaganda apresentaram propostas para elaboração de um logotipo a fim de criar uma identidade para a Rede Promover Vida.

Design e a representação visual

O curso de Design da UniFAI é composto por uma grade que equilibra a exploração artística e comunicacional do projeto de produto. O professor e designer, Benjamim Yagi, afirma que na disciplina de Projeto II se trabalha a necessidade da comunicação e entendimento de signos e simbologia.
Busca-se o entendimento dos elementos de comunicação envolvidos na compreensão humana além de palavras, por meio de uma conexão emocional às vezes abstrata, conforme as alunas da mostra de prevenção ao suicídio elaboraram os painéis. Segundo o docente, nas telas foram mantidos elementos planejados que permitiram o reconhecimento por grande parte dos observadores, independente do grau de instrução.
“Como professor da disciplina fico encantado com a capacidade e iniciativa das alunas em aplicar os conhecimentos teóricos numa oportunidade onde o produto é puramente emocional e carrega uma importante mensagem de conscientização. Agregam grande valor ao projeto, à instituição e a si mesmas como futuras profissionais de Design”, avalia.
A supervisora de estágio, coordenadora do Núcleo de Psicologia da UniFAI, membro e articuladora da Rede Promover Vida, Profª Me. Ana Vitória Salimon dos Santos, avaliou positivamente a representação visual do que é tido como abstrato: “O resultado foi surpreendente, além da grata satisfação de podermos ampliar a rede interna da UniFAI de professores e graduandos, de diversos cursos, envolvidos com o cuidado à vida”.
A professora detalha o processo de diálogo que antecedeu a produção das telas. “Em princípio, quando uma das alunas perguntou se poderia representar sofrimento, conflito, houve uma primeira reação de tentar conter esta expressão, porém, ficou evidente que poderiam representar o que quisessem já que ‘arte é arte’, portanto, as pessoas têm que estar livres para expressar seus sentimentos e percepções”, ressalta.

Conceitos das telas

As telas encantaram a todos que circularam pelos eventos. Cada aluna de Design do 8º termo detalhou o tema explorado na elaboração dos quadros. Fernanda Souza Aleixo conta que procurou transmitir força e esperança. “Pensei no que uma pessoa passa antes de tirar a própria vida, que geralmente é a depressão e a angústia, então, foquei em passar uma ideia de força, segurança e esperança, sempre mantendo a resistência mesmo com o universo inteiro sobre você”, relata.
Letícia Rafaela Pereira Zaparoli expôs que sua obra foi baseada na ideia de salvação, denominando-a de “Quebrando Barreiras pela Salvação”. “Na tela eu produzi uma ampulheta que serve para medir a quantidade de tempo e ela está quebrada mostrando no fundo uma galáxia. No meio dela reproduzi uma pessoa se afogando e pedindo socorro com as mãos e a mão de outra pessoa atravessando essa ampulheta para salvar a que se afoga”, descreve.
A artista e estudante de Design, Luiza Florentino, conta que sua maior inspiração foi a própria arte: “Está representada não só pelo desenho em si, mas principalmente, nas explosões de cores na tela, que retratam a tentativa de construção do equilíbrio e sintonia entre mente (racional) e coração (emocional), por meio da expressão artística e da influência das cores no que antes era preto e branco ”.
Luiza ainda relata que já sofreu depressão e encontrou na arte um caminho para se livrar do caos interno em que se encontrava. Expressa seus sentimentos por meio do teatro, poesia, desenhos e pinturas.
A estudante Elienai Jael se baseou na prevenção ao suicídio por meio do acolhimento e da representação de Jesus Cristo, com a tela que denominou "Salva-Vidas". “Representei o abraço em cima de uma ponte. O personagem procurava uma saída com o pé escorregando da ponte e o ‘salva-vidas’ abraçava-o representando a vida, a saída, a solução e a esperança”, detalha.

Colaboração do curso de Publicidade e Propaganda

Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, orientados pela aluna Tais Amaral, do 4º termo, planejaram vários opções de layout para o logotipo da Rede Promover Vida. “Todos utilizaram ícones que representam ascensão à vida e cores que remetem a ideia de segurança e positividade”, afirma a coordenadora dos cursos de Design e Publicidade e Propaganda, Profª Me. Lilian Pacchioni Pereira de Sousa.
A professora afirma que em 2018 o novo logotipo, escolhido pelos integrantes que trabalham nos eventos de prevenção do suicídio, estará em toda a identidade visual e no material de divulgação.

Coordenadora dos cursos de Design e Publicidade e Propaganda, Lilian Pacchioni; e coordenadora do Núcleo de Psicologia da UniFAI, membro e articuladora da Rede Promover Vida, Ana Vitória Salimon dos Santos, junto aos estudantes que atuaram em colaboração aos eventos da Rede Promover Vida e UniFAI (Foto: Acervo Pessoal).

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais