Ensino

CICFAI 2015 desperta a produção de conhecimento em estudantes da região

Aproximadamente 6 mil participantes passaram pelo Câmpus II nos cinco dias de evento.

Por: Daniel Torres | Assessoria de Imprensa da FAI
CICFAI 2015 desperta a produção de conhecimento em estudantes da região (Foto: Assessoria de Imprensa da FAI). CICFAI 2015 desperta a produção de conhecimento em estudantes da região (Foto: Assessoria de Imprensa da FAI).

Produção e compartilhamento de conhecimento com foco na pesquisa científica são o principal objetivo da edição 2015 dos Congressos de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas (CICFAI 2015) realizado na semana passada.
Aproximadamente 6 mil participantes passaram pelo Câmpus II nos cinco dias de evento. Para se ter uma ideia, somente no CICFAI Júnior foram inscritos participantes de 45 cidades de 16 estados brasileiros.
Para o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim, o evento é uma das ferramentas para alavancar o desenvolvimento regional a partir do investimento nos futuros profissionais.
“O CICFAI tem crescido ano a ano não só em número de apresentações, mas, também, na qualidade dos trabalhos. Acredito que, neste ano de 2015, os Congressos Científicos da FAI realmente superaram as expectativas”, parabenizou Cardim.
Também presente no evento, o empresário Márcio Carelli, proprietário da Carelli Informática, patrocinadora da premiação do CICFAI há cinco anos, parabenizou a organização dos congressos e garantiu valer a pena investir na produção de conhecimento dos jovens, adolescentes e crianças Brasil afora.
“É com muita satisfação que a Carelli informática está há cinco anos em parceria com a FAI nos Congressos de Iniciação Científica aliando o nome da empresa a este super evento de significativo valor a nível nacional na disseminação da pesquisa entre os estudantes. A Carelli Informática, enquanto empresa patrocinadora de prêmios, espera que seus vencedores se tornem referência para os demais estudantes de todas as áreas, para os envolvidos e leigos em geral, no que diz respeito à valores acadêmicos e modos de pensar, mas principalmente na orientação de buscarem seus sonhos e seus ideais”, disse.
E o CICFAI tem feito tanto sucesso que teve gente de fora trabalhando para a realização desse evento. “No ano passado nós trouxemos 76 alunos com 17 trabalhos e, neste ano, conseguimos trazer 51 trabalhos e mais de 200 alunos. Foram seis ônibus só para o CICFAI Júnior e outro para o Universitário. Nesse ano, em especial, fizemos uma preparação no nosso município que chamamos de Pré-CICFAI. Nos meses de março e abril organizamos as turmas, fizemos orientações sobre os trabalhos científicos, sobre como são feitos, como são apresentados e organizamos os professores para que eles pudessem orientar os alunos. E aqui, no CICFAI, dos mais de 50 trabalhos inscritos, 18 são trabalhos científicos completos, o que, para nós, é uma grande vitória”, disse o professor Marcos Vinícius Menezes, que atua nas escolas mirandopolenses Dona Noêmia Dias Perotti e Sesi e na Faculdade de Mirandópolis.
E os investimentos no CICFAI têm gerado resultados. Um grande exemplo disso é uma dupla de irmãos da cidade de Junqueirópolis que apresentou uma invenção própria que pretende auxiliar estudantes no desenvolvimento de outros projetos científicos.
“O nosso aplicativo é pautado principalmente na divulgação científica. Já temos dois outros projetos em nossa cidade, sendo um de Matemática e outro de Astronomia, que é interdisciplinar. Durante as aulas nós percebemos que alguns alunos tinham dificuldade e uma forma de aproximar o aluno do professor foi a tecnologia, que chama a atenção do aluno. Nossa expectativa é crescer, abrir uma área de pesquisa na nossa escola para adquirir um conhecimento maior e, também, estar desenvolvendo esse aplicativo para implementá-lo em outras áreas nas esferas municipal, estadual e, quem sabe, até federal”, contaram Beatriz e Gustavo Ubeda, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio, respectivamente.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais