Ensino

Alunos de Medicina desenvolvem estágio em hospital de Mirandópolis

Estágio funciona com acompanhamento e orientação de docentes da UniFAI.

Por: Daniel Torres | UniFAI atualizado: 18:05
UniFAI firmou convênio com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para a realização de estágios do curso de Medicina no Hospital Estadual de Mirandópolis (Da Assessoria). UniFAI firmou convênio com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para a realização de estágios do curso de Medicina no Hospital Estadual de Mirandópolis (Da Assessoria).

Os alunos do 4º termo do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) desenvolvem, desde o primeiro semestre deste ano, estágio no Hospital Estadual Dr. Oswaldo Brandi Faria, de Mirandópolis, na região de Araçatuba.
O estágio funciona com acompanhamento e orientação de docentes da UniFAI. “Os alunos atendem pacientes hospitalizados executando anamnese [entrevista realizada pelo profissional de saúde com o paciente] e exame físico”, disse o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Prof. Esp. Osmar de Oliveira Ramos.
A carga horária é de quatro horas, uma vez por semana, com 25 alunos por período e dois docentes. “No momento, o estágio está com 132 alunos no total, em rodízio com Mirandópolis e Tupã”, emendou Ramos, ao destacar também a atuação dos estudantes na Santa Casa de Tupã.

Convênios

A UniFAI firmou em março deste ano convênio com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para a realização de estágios do curso de Medicina da Instituição no Hospital Estadual Dr. Oswaldo Brandi Faria, localizado na cidade de Mirandópolis, distante 97 quilômetros de Adamantina.
A parceria foi confirmada na ocasião pelo vice-reitor da UniFAI Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon. Ele se reuniu em setembro do ano passado com Luiz de Melo, assessor do secretário estadual de Saúde, David Everson Uip, acompanhado do coordenador político regional Mauro Bragato (PSDB), a fim de providenciar o convênio.
“O estágio é uma grande oportunidade de aprender e colocar em prática a teoria adquirida em sala de aula, todavia, vai muito além, é um meio de incentivar o aluno a trabalhar na rede pública”, destacou Botteon.
Já com a Santa Casa de Tupã, o convênio foi firmado em janeiro de 2017, na gestão do então diretor geral das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) Prof. Dr. José Luiz Vieira de Oliveira.

O hospital

O Hospital Estadual Dr. Oswaldo Brandi Faria é subordinado à Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e compõe a rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) na região de Araçatuba.
Desenvolve ações assistenciais de baixa e média complexidade visando o tratamento da doença e a promoção da saúde. O Ambulatório de Especialidades presta atendimento especializado e referenciado.
O setor de internação conta com clínica médica, clínica cirúrgica, clínica pediátrica, alojamento conjunto, sistema fechado que atende a pacientes privados de liberdade provenientes das penitenciárias da região.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais