Ensino

UniFAI: Com convênio, Santa Casa se torna hospital de referência para curso de medicina.

Alunos começarão os trabalhos junto ao hospital na primeira quinzena de setembro

Por: Daniel Torres | UniFAI
O convênio foi assinado pelo reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, e pelo provedor da Santa Casa, Leonardo Munhoz, e passa a valer imediatamente. (Foto: João Pedro Lorenzzeti) O convênio foi assinado pelo reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, e pelo provedor da Santa Casa, Leonardo Munhoz, e passa a valer imediatamente. (Foto: João Pedro Lorenzzeti)

O Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) firmou oficialmente na tarde desta terça-feira, 1º de agosto, um convênio com a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Adamantina, que passa a ser hospital de referência para o curso de Medicina da Instituição.
O convênio foi assinado pelo reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, e pelo provedor da Santa Casa, Leonardo Munhoz, e passa a valer imediatamente.
Segundo informou Silva, os alunos de Medicina começarão os trabalhos junto ao hospital na primeira quinzena de setembro. “Agora o curso de Medicina tem um hospital de referência para os seus alunos, que vão poder usar a Santa Casa para fazer os seus estágios”, disse.
O chefe da Divisão de Medicina da UniFAI, Prof. Dr. Miguel Ângelo De Marchi, explicou que os alunos receberão aulas teóricas que os habilitarão a entrar na unidade hospitalar e serão supervisionados por docentes e profissionais.
Segundo ele, neste primeiro semestre de atividades no hospital estarão alunos da disciplina de Semiologia indo para as enfermarias de Clínica Médica adulta masculina e feminina. No ano que vem serão outras turmas, a partir da abertura das enfermarias de Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria com um número suficiente de leitos e de pacientes em internação.
“É um passo inicial, um fator importante, porque os alunos vão começar a ter uma enfermaria pedagógica, isto é, eles vão aprender a atender, examinar, pedir exames e ver o controle desses exames e como esses pacientes reagem ao tratamento”, explicou De Marchi.
Para o vice-provedor da Santa Casa, João Paulo de Castro, o hospital e a comunidade ganham com esse tipo de parceria. “Qualquer tipo de parceria em qualquer atividade hoje é extremamente útil e ótima porque a Santa Casa de Adamantina é um hospital referência regional. Com os alunos estagiando lá, como já existe o estágio de Enfermagem, de Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Psicologia, isso fecha um ciclo muito importante para o desenvolvimento da Saúde porque os usuários da Santa Casa é que serão beneficiados”, destacou Castro.
Já o presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UniFAI e aluno de Medicina, Leonardo Ayres Neiva, destacou o convênio como uma conquista dos estudantes da Instituição. “A assinatura desse convênio revela a força que nós, alunos, temos dentro da Instituição. A partir do momento que protocolamos aquele manifesto junto à Câmara, à Prefeitura, à direção e ao promotor João Carlos Talarico, tivemos a certeza de que esses problemas seriam resolvidos e, em um mês, o nosso reitor conseguiu pôr em prática e assinou o convênio”, salientou.
Na solenidade de assinatura, realizada no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II, estavam presentes ainda o vice-reitor da UniFAI, Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon, o assessor jurídico da Santa Casa, Marco Aurélio Fontana Figueiredo, o procurador-chefe da UniFAI, José Gustavo Lazaretti, o vereador Acácio Rocha (DEM) e alunos do curso de Medicina.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais