Ensino

Secretaria Municipal de Educação realiza treinamento para merendeiras

No curso, atividades como boas práticas no preparo das refeições e alimentação especial.

Por: Assessoria de Imprensa atualizado: 6 de fevereiro de 2018 | 16h42
Treinamento para merendeiras das creches foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Adamantina (Foto: Da Assessoria). Treinamento para merendeiras das creches foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Adamantina (Foto: Da Assessoria).

No dia 23 de janeiro foi realizado um Treinamento para Manipuladores de Alimentos (merendeiras) das EMEIS do ciclo I (creches), ministrado pelas nutricionistas da Alimentação Escolar Aline C. Bassoli dos Santos e Andresa Aparecida Lott.
Este treinamento teve como objetivo principal de capacitá-las para atender os requisitos relacionados às Boas Práticas (BP), incluindo os aspectos de higiene e saúde de manipuladores, higienização dos alimentos, de instalações, equipamentos e utensílios; e controles aplicados aos processos para garantir a produção de alimentos seguros.
Também foram orientadas sobre alguns procedimentos corretos, os quais serão implantados no decorrer do ano de 2018, como por exemplo, o controle de resto-ingestão, coleta de amostras de alimentos, controle de estoque na Unidade de Alimentação, entre outros.
Neste mesmo dia houve uma palestra ministrada pela nutricionista Adriana Samoura, com tema “Necessidades Alimentares Especiais” com o intuito de orientá-las sobre as crianças que necessitam de uma alimentação especial por possuir alguma restrição alimentar (alergia ou intolerância alimentar), ou seja, a alimentação precisa de um cuidado especial no preparo para que tais crianças possam consumir com segurança alimentos servidos nas escolas.
Para encerrar no dia 24 de janeiro as merendeiras participaram de um Curso Culinário para Indivíduos com Restrições Alimentares, dado pelo nutricionista Edson Mantovani. Este curso teve como objetivo proporcionar o aprendizado por parte das merendeiras e assim oferecer preparações semelhantes às normais aos alunos que necessitam de restrições alimentares dentro do ambiente escolar.
Foram preparadas várias receitas isentas de ingredientes conhecidos como alergênicos ou intolerantes como por exemplo, bolo de cenoura sem leite e sem ovo; panqueca e lasanha sem glúten, sem leite e sem ovo; pão sem glúten e sem leite; queijo vegano; biscoito de banana sem glúten; pão de queijo de batata doce sem ovo, sem glúten e sem leite; entre outras.

 

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais