Siga Mais

Publicidade

Auto Posto Cocipa
Cinema

Publicidade

Clinica Lu Applim
UniFAI 1

Siga Mais » Notícias » Educação

Educação

PROERD realiza formatura de 417 crianças em Adamantina

12:04 atualizado: 13/06/2018 18:52

Solenidades marcam encerramento do PROERD em seis escolas de Adamantina.

Por: Da Redação

http://www.sigamais.com/noticias/educacao/proerd-realiza-formatura-de-417-criancas-em-adamantina/ PROERD realiza formatura de 417 crianças em Adamantina
Formatura do PROERD, realizada na Emef Eurico Leite de Moraes (Foto: Cedida). Formatura do PROERD, realizada na Emef Eurico Leite de Moraes (Foto: Cedida).

O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, realizado nas escolas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, realiza neste mês de junho a formatura de 417 crianças, junto às escolas de Adamantina.
Os alunos participantes são das escolas Emef Eurico Leite de Moraes, Emef Navarro de Andrade, Emef Teruyo Kikuta, Escola Cristã, Colégo Objetivo e Colégio Madre Clélia. Já em toda a área do 25º Batalhão da PM, são 2.367 crianças que passam por solenidades de formatura neste mês de junho.
Em Adamantina, o trabalho do PROERD foi desenvolvido pela 2ª Cia do 25º Batalhão da Polícia Militar, sob a liderança do Capitão PM Júlio Marcelo Romagnoli e do Tenente PM Eder Bressan. A atividade junto aos mais de  400 estudantes, neste primeiro semestre, foi realizada à campo pela Cabo PM Angela Turdo.

Prevenção e promoção das alternativas positivas

O objetivo do PROERD é prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. O Programa desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.
O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.
Oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.
Os materiais utilizados pelo policial PROERD na aplicação das aulas são fornecidos pela Polícia Militar, e consistem em livros do estudante e álbum seriado que conduzem o aluno de forma positiva e com a clareza necessária.
Existem materiais específicos para cada faixa etária, assim como para os pais e instrutores, visando uma abordagem atualizada sobre o problema das drogas e da violência.
São 10 lições de 45 a 60 minutos, a serem ministradas, obrigatoriamente, pelo Policial Militar fardado, nas Escolas estaduais, municipais e particulares, no ensino fundamental, sendo cada aula aplicada uma vez por semana, durante o trimestre letivo. Propiciando assim, um desenvolvimento pessoal do aluno abordando aspectos da vida como um todo, enaltecendo e reforçando as posturas adequadas, possibilitando o aluno interagir em seu grupo de forma crítica, criativa e dinâmica.

Avaliação positiva por pais e educadores

O PROERD tem como público-alvo os alunos das escolas públicas e particulares, matriculados desde a educação infantil e aos primeiros anos, do ensino fundamental.
Segundo resultado da pesquisa dos níveis de satisfação, realizado pela USP, o PROERD é percebido positivamente pelos pais e o corpo docente das escolas onde é aplicado.
A pesquisa da USP apontou os principais aspectos relatados entre os pais e professores, acerca do PROERD: é considerado um programa capaz de informar e esclarecer às crianças sobre drogas e violência; é um aliado dos pais, na medida em que abre margem para os temas serem discutidos em casa; reforça a orientação e o esclarecimento que os pais fornecem aos filhos; transmite conhecimento para as crianças que não recebem nenhum tipo de orientação em casa; é um aliado dos professores, uma vez que o programa provoca mudanças no comportamento da criança; faz com que a criança compreenda e respeite as diferenças sociais, raciais, etc; mostra à criança conceitos de cidadania; e fortalece a autoestima.

Drogas, bullying e outras formas de violência

O objetivo do PROERD é beneficiar o maior número de crianças da rede de ensino para que tenham conhecimentos e habilidades para resistirem ao uso de drogas e ao envolvimento com a violência.
Os conceitos das lições aplicadas junto aos estudantes são: responsabilidade, tomada de decisão, informações sobre drogas, riscos e consequências, pressão dos colegas, tensão, comunicação confiante, comunicação não verbal, escuta enfática, bullying, ajudando os outros e obtendo ajuda.
Sobre o bullying, trata-se de um tema bastante presente e de certa forma invisível, desencadeador de traumas e violência, caracterizado por agressões intencionais, verbais ou  físicas, feitas de maneira repetitivas, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas (colegas de classe, por exemplo). Esse tema é uma das diretrizes trabalhadas com as crianças, pelo PROERD.
O Programa ensina os jovens como controlar seus impulsos e pensar nas consequências e riscos, o que resultará em escolhas mais responsáveis. Acreditamos que se conseguirmos ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de efetuarem escolhas saudáveis não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas. À medida que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente conduzirão suas vidas de forma mais positiva e livre de drogas e da violência. Esta é a responsabilidade social da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 
Nenhum comentário até o momento, Clique aqui para comentar!
 

Publicidade

Microdata

Publicidade

Massa FM
Life FM
Diario