Cidades

FIESP, SESI e SENAI trazem “Praças do Amanhã” neste sábado em Adamantina

Estrutura de serviços do SESI/SENAI estará em Adamantina, com o presidente da FIESP, Paulo Skaf.

Por: Da Redação atualizado: 23 de setembro de 2017 | 19h45
Palco, tendas e estrutura de unidades móveis já estão instalado para as atividades da Praça do Amanhã, neste sábado, no Pátio da Fepasa, em Adamantina (Foto: Siga Mais). Palco, tendas e estrutura de unidades móveis já estão instalado para as atividades da Praça do Amanhã, neste sábado, no Pátio da Fepasa, em Adamantina (Foto: Siga Mais).

Adamantina vai receber neste sábado (23), a partir do meio dia, as atividades da Praça do Amanhã. A realização é do FIESP, SESI e SENAI, com apoio da Prefeitura de Adamantina, com ampla programação de serviços e recreação gratuitas à população.
A estrutura trazida a Adamantina vai estar instalada no Pátio da Fepasa (Pátio da Feira-Livre), com início das atividades ao meio dia, estendendo-se até as 18h, contanto com a Escola Móvel SENAI de Nanotecnologia e a Unidade Móvel SESI de Vida Saudável, além de equipes do SENAI orientando sobre carreiras.
A programação contará ainda com atividades de lazer, esporte e cultura, além de serviços de parceiros locais, como a UniFAI, que estará apresentando sua Unidade Móvel de Saúde e levará serviços para atendimento à população.
Haverá apresentações musicais, danças e brinquedos infláveis. Outro destaque da Praça do Amanhã é um show musical previsto para ocorrer às 15h, no mesmo local, com o grupo Xaxado Novo.

Paulo Skaf em Adamantina

Durante o evento Praça do Amanhã, o prefeito de Adamantina, Marcio Cardim, estará recebendo o presidente da FIESP Paulo Skaf, para assinatura do PAF - Programa Atleta do Futuro, desenvolvido pelo SESI em Adamantina, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e a empresa madrinha Adasebo.

Xaxado Novo

O Xaxado Novo resgata uma formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira e propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e árabes.
Como já dizia Luís Gonzaga - ícone máximo do forró e principal influência do grupo - antes da sanfona chegar no sertão os forrós eram feitos com a rabeca. Para valorizar essa tradição, o Xaxado Novo opta por utilizar o instrumento que tem sua origem no rebab árabe e se difundiu no Nordeste já no século XVIII. Além disso, inova em sua instrumentação ao substituir a zabumba pelo davul, tambor de origem oriental muito utilizado nas festas populares do Leste Europeu.
As apresentações do Xaxado Novo são únicas, não apenas pela originalidade dos arranjos, mas também pelas performances e interações com o público. Formado por músicos pesquisadores das culturas tradicionais,  o bando apresenta elementos do imaginário popular brasileiro em seu figurino, cenografia e sonoridades, fazendo referência à estética dos caboclos, vaqueiros e cangaceiros.
Em suas pesquisas, que vão desde antigos temas de sanfonas de oito baixos até o sistema musical das escalas orientais (makams), passando pela dança do xaxado, popularizada pelo bando de Lampião, o Xaxado Novo funde ancestralidades e experimentações, retratando o que há de melhor na cultura brasileira de forma genuína e cativante.

Grupo Xaxado Novo se apresenta neste sábado, nas atividades da Praça do Amanhã, trazidas pelo SESI, SENAI e FIESP a Adamantina (Foto: Guilherme Castoldi/Divulgação).

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais