Esportes

Takeshi e Toshie Matsuda são homenageados em São Paulo

Evento reconhece atuação de Takeshi Matsuda e Toshie Matsuda no fomento ao esporte em SP.

Por: Da Redação atualizado: 17:51
Casal Takeshi Matsuda e Toshie Matsuda foi homenageado em São Paulo, da 62ª edição do Prêmio Paulista de Esportes (Reprodução/Facebook). Casal Takeshi Matsuda e Toshie Matsuda foi homenageado em São Paulo, da 62ª edição do Prêmio Paulista de Esportes (Reprodução/Facebook).

O casal Takeshi Matsuda e Toshie Matsuda foi homenageado em São Paulo, da 62ª edição do Prêmio Paulista de Esportes, pela atuação em fomento ao atletismo. Eles atuam junto ao Departamento de Atletismo da Acrea (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina).
A solenidade de entrega do prêmio foi na Câmara Municipal de São Paulo, em 4 de abril passado. Segundo o site da Câmara, o Prêmio é distribuído todo ano pelo Jornal Nippak, da comunidade nipônica brasileira e os atletas homenageados são indicados pelas suas associações.
Ao todo, foram 25 homenageados, com o objetivo de valorizar e incentivar talentos nikkeis e reverenciar o trabalho de dirigentes que contribuem e contribuíram para a divulgação e preservação das modalidades trazidas pelos imigrantes pioneiros.
Este ano, para celebrar os 110 anos da imigração japonesa e também os 20 anos do Nikkey Shimbun/Jornal Nippak, além das 17 modalidades tradicionais foram concedidos oito Prêmios Especiais, dos quais dois foram conferidos ao casal Takeshi Matsuda e Toshie Matsuda.

Vida dedicada ao atletismo

O casal Takeshi Matsuda e Toshie Matsuda tem uma vida dedicada ao atletismo. Na juventude Takeshi sempre praticou o esporte, que escolheu por identificar-se com suas modalidades, e nunca mais deixou as pistas. Ele divide essa história com a mulher Toshie, que desde jovem também foi envolvida com esse universo.
Durante a vivência no atletismo o casal apresentou o esporte aos filhos, em 1981, e formou um grupo de 10 atletas também interessados em suas modalidades. No ano seguinte, em 1982, já eram 50 e os números não pararam de crescer, levando à formação de várias gerações de atletas.
Um dos orgulhos do casal é a participação de atletas locais em um dos mais tradicionais eventos do atletismo no Brasil – o Campeonato Mirim de Atletismo “Troféu Genzo Hara” -, para crianças e adolescentes com até 15 anos, realizado anualmente no complexo de atletismo do Ibirapuera, em São Paulo.
No ano passado, sob a liderança e inspiração do casal Takeshi Matsuda e Toshie Matsuda, e colaboradores, o Departamento de Atletismo da Acrea foi campeão pela 26ª vez na competição, que em 2017 chegou à sua 41ª edição.
A primeira participação do Departamento de Atletismo da Acrea no Campeonato Genzo Hara foi em 1988, sagrando-se na estreia como vice-campeã. Depois, em 1989, a delegação adamantinense conseguiu ser campeã da competição, chegando em 2017 à sua 26 vitória (veja mais aqui).

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais