Siga Mais

Publicidade

Cocipa
goodU
Nativa FM
Cinema

Publicidade

Clinica Lu Applim
UniFAI 1
Unifai 2
Radio Brasil
93 FM

Siga Mais » Colunas » Memória

Memória

Copacenter e Colibri: entre fliperamas e videogames

14:20

A diversão por trás dos fliperamas e videogames em Adamantina.

Por: Tiago Rafael dos Santos Alves | Historiador

http://www.sigamais.com/colunas/memoria/copacenter-e-colibri-entre-fliperamas-e-videogames/ Copacenter e Colibri: entre fliperamas e videogames
Copacenter e Colibri: entre fliperamas e videogames

Recentemente em conversa com um amigo, comentávamos sobre um novo jogo de videogame que havia sido lançado. Acabamos nos lembrando de quando éramos crianças e brincávamos com os jogos do Super Mário (Mário Bros) em seu Super Nintendo.

Se você nasceu na década de 1980 ou 1990 com certeza deve se lembrar dos inúmeros jogos de videogame e os diferentes consoles que existiam. Atari, Sega Saturno, Master System, Super Nintendo, N64, etc.

Ter um videogame na época era bem difícil, pois custava caro. A solução encontrada era jogar nos Fliperamas da cidade. Em Adamantina os locais escolhidos eram o “Colibri” e algumas salas do “Copacenter”.

Os fliperamas operavam à base de fichas, e suspendiam o jogo quando as “vidas” do personagem acabavam, mas também haviam locais que cobravam por tempo jogado, quanto mais tempo se jogasse, mais barato ficaria no final.

Ficávamos horas e horas dos finais de semana nestes locais, em muitos casos, até “zerar” o jogo. Haviam até competições envolvendo jogos de futebol e de lutas, era uma diversão.

Com o passar do tempo, os custos dos videogames diminuíram e muitas famílias acabaram adquirindo aparelhos para seus filhos, o que fez diminuir o acesso das crianças e jovens aos fliperamas da cidade.

O que nos mobilizou para outro campo, o de “alugar fitas”. Sexta-feira, era para todo garoto da década de 1990, dia de alugar fitas (cartuchos de videogame) nas locadoras. Mas, por que na sexta-feira? A maioria das locadoras não cobrava o aluguel do sábado e domingo, caso alugássemos duas ou mais fitas, e ainda a devolvíamos na segunda-feira, ou seja, havia mais tempo para jogar os diversos jogos alugados.

Atualmente, em tempos de PS/XBOX 1, 2, 3 ou 4 e com todo a tecnologia disponível, ainda ficam as lembranças de jogos como: Super Mário, Donkey Kong, Sonic, Street Fighter, Mortal Kombat, Top Gear, Bomber Man. Agora, se você vivenciou os primórdios dos jogos eletrônicos, nomes como: Stella, Pac-man, Space Invaders, Asteroids, fizeram a sua alegria.

Enfim, para a geração atual que nunca viu algum destes de perto, recomendo uma breve visitinha na Biblioteca Municipal, o Sr. João Passarinho terá o maior prazer em lhes mostrar alguns dos consoles aqui mencionados. Fica a dica!

Tiago Rafael dos Santos Alves é historiador. Acesse aqui seu perfil.

 
1 comentários, Clique aqui para comentar!

Comentários

SÉRGIO BARBOSA

DIZEM QUE, "RECORDAR É VIVER..."

 

Publicidade

Massa FM
goodU

Publicidade

Life FM
Diario