Memória

Mudanças ao longo do tempo: o Centro Empresarial

Um breve relato sobre as mudanças no Centro Empresarial de Adamantina.

Tiago Rafael | Professor, historiador e gestor ambiental Colunista
Tiago Rafael | Professor, historiador e gestor ambiental
Centro Empresarial na Rus Osvaldo Cruz (Imagem: Siga Mais). Centro Empresarial na Rus Osvaldo Cruz (Imagem: Siga Mais).

Ah, memória, inimiga mortal do meu repouso!

Miguel de Cervantes

***

Nos últimos meses, devido aos mais diversos afazeres, precisei me afastar da escrita, desta e de outras colunas locais. No entanto, cá estamos! Portanto, sigamos no que diz respeito a esta ou aquela curiosidade da terrinha.

Ah... Antes que eu me esqueça, preciso e devo destacar o lançamento do Livro Reviver Adamantina II, do meu amigo João Carlos Rodrigues (João do IBGE). Com certeza, mais uma obra que enriquecerá o acervo histórico da terrinha! Meus parabéns João!!!

(Imagem: Arquivo Histórico Municipal)

 

Felicitações dadas, vamos ao que interessa... Em uma de minhas idas a este ou aquele estabelecimento no centro da cidade, eis que passo pela Rua Osvaldo Cruz, na altura da Prefeitura Municipal (diga-se Centro Empresarial). Aos que me conhecem de outrora, devem se lembrar que durante parte de minha adolescência, trabalhei naquele quarteirão, diga-se entre 2001 e 2006.

E como tal, acabei me recordando de quantas empresas, colegas de trabalho e clientes que por lá conheci. Se não fugir a memória acho que estas eram as lojas, Arrazo Boutique, Clatan Modas, Om Informática, Mania de Maria, Styl’s Moda (onde trabalhei), Betman, Cherry Sorvetes, Micro Flor e por aí vai... Lembrando que, algumas ainda estão por lá, outras se mudaram e/ou alteraram as suas atividades ao longo do tempo.

(Imagem: Arquivo Histórico Municipal)

Do outro lado da rua, não era diferente, outras lojas se por lá também se encontravam, como a Eletrônica Universal, Buon Apetito (cafeteria), Magia Vídeo, Mega Sport (depois se mudou para a rua ao lado), Sr. Lino, Loja Minoru, Pastelaria do Sr, Namba, Academia (não me recordo de quem era) e tantos outros...

Não tinha percebido, mas achei interessante notar que após algum tempo alguns espaços ainda permanecem naquele local. Pode até parecer uma coisa simples, mas tudo isso traz uma certa identidade para este espaço e para as pessoas que o frequentam e/ou vivem dele.

(Imagem: Siga Mais). 

Assim, por aqui cabe lembrar e relatar algumas outras mudanças espaço-temporais ocorridas na terrinha, neste caso no Centro Empresarial. Ah... E claro, poder relembrar os “bons e velhos tempos” de “office-boy” naquele espaço.

Tiago Rafael dos Santos Alves

Historiador – 0000486/SP

Mestrando PPGG-MP - FCT/UNESP

Membro correspondente da ACL e AMLJF

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais