Siga Mais

Publicidade

Cocipa
goodU

Publicidade

Clinica Lu Applim
UniFAI 1
Cinema

Siga Mais » Colunas » Memória

Memória

Bug do milênio e ILOVEYOU: A história por trás das ameaças do ano 2000

14:56

Relembrando as ameaças virtuais com a chegada do ano 2000.

Por: Tiago Rafael dos Santos Alves | Historiador

http://www.sigamais.com/colunas/memoria/bug-do-milenio-e-iloveyou-a-historia-por-tras-das-ameacas-do-ano-2000/ Bug do milênio e ILOVEYOU: A história por trás das ameaças do ano 2000
Bug do milênio e ILOVEYOU: A história por trás das ameaças do ano 2000

“Pane no sistema, alguém me desconfigurou [...]
[...] Mas lá vem eles novamente e eu sei o que vão fazer / Reinstalar o sistema. ”
Pitty - Admirável Chip Novo

* * *

Quando fatos marcantes ocorrem, é comum lembrarmos nitidamente daquele momento. O ano 2000, com certeza, “impactou” as vidas de muitas pessoas, principalmente em relação ao “fim dos tempos”, e o mesmo se pode dizer no campo tecnológico.

Se você tem quase 30 anos, se lembrará do chamado “bug do milênio”, este seria uma falha que ocorreria nos computadores de todo mundo na transição do ano 1999 para o 2000. Segundo especialistas da época, as datações de anos eram feitas apenas com dois dígitos, desta forma se acreditava que as datações retornariam ao ano 1900.

A TV noticiava essa situação com frequência, o que de certa forma “assombrava” e “tirava o sono” de muitas pessoas devido ao desconhecimento da situação e mesmo da área. Mesmo com tanto assombro, as panes foram praticamente mínimas, se comparadas ao alarde propagado.

Um outro fato bem curioso que marcou o ano de 2000, especificamente no mês de maio, foi o vírus de computador “ILOVEYOU”. Tratava-se de arquivo disfarçado de uma “carta de amor” enviada por um “conhecido” ao seu e-mail. Ao clicar neste arquivo, uma cópia do mesmo era enviada aos seus contatos no Outlook e aí se disseminava.

O ILOVEYOU teve origem nas Filipinas e em pouco tempo se disseminou para a Ásia, Europa e América, atingindo até mesmo órgãos do Governo Norte-Americano e Inglês, como a CIA, o Pentágono e o Parlamento Britânico. Atentemos ao fato de que até aquele instante, os sistemas operacionais da Windows (no caso o 95 e o 98), ainda não possuíam sistemas de antivírus como temos hoje.

Estima-se que o prejuízo total com este vírus chegou a cerca de 9 bilhões de dólares e atingiu cerca de 84 milhões de usuários em todo o mundo. Devido à inexistência de leis que punissem tal ato na época, o seu criador acabou sendo absolvido pela justiça filipina.

Hoje, 18 anos depois, muita coisa mudou, leis foram criadas, atualizações surgem a todo instante, antivírus mais eficazes foram e são produzidos a todo momento e maiores precauções passaram a ser tomadas. Enfim, mesmo com Bugs ou Vírus o fato é que hoje risadas são dadas por nós quando lembramos dos “medos” que tínhamos dessas “ameaças”.

Tiago Rafael dos Santos Alves é historiador. Acesse aqui seu perfi.

 
Nenhum comentário até o momento, Clique aqui para comentar!
 

Publicidade

Massa FM
goodU

Publicidade

Diario
Life FM