Saúde

Santa Casa passa por revitalização estrutural com a participação de reeducandos

Reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária fazem melhorias na Santa Casa de Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 29 de abril de 2019 | 15h35
Santa Casa passa por revitalização estrutural com a participação de reeducandos

Desde o início da atual gestão da Santa Casa de Adamantina com a chegada dos freis da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, em janeiro do ano passado, o hospital tem vivenciado uma série de transformações organizacionais internas, com reflexos positivos já mensurados pela comunidade regional assistida pelos serviços.

O balanço do primeiro ano foi apresentado à comunidade em janeiro passado, em uma solenidade presidida pelo Frei Mateus Alves (reveja), que responde pela gestão da estrutura.

Agora, com os primeiros desafios organizacionais vencidos, o hospital avança na gestão estrutural, com obras em andamento, como a construção da nova UTI (reveja), a partir de termo de colaboração com a UniFAI. O espaço terá dez leitos. Atualmente são quatro.

Outros investimentos permitiram o dimensionamento de novos espaços internos – sala de discussão e estudos de caso e sala para pequenos procedimentos – voltados aos estudantes dos cursos da área de saúde também da UniFAI, para atividades de estágio.

Sala para estudos de casos, que irá atender estudantes da UniFAI (Foto: Siga Mais).

Sala de pequenos procedimentos, também voltada ao estágio dos estudantes (Foto: Siga Mais).

E com a participação de um grupo de reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu a Santa Casa vivencia a revitalização dos seus espaços, com reparos diversos e nova pintura, que já ocorreram em ambientes internos e agora avançam para a área externa do complexo hospitalar.

A participação dos reeducandos se dá a partir da sensibilização do Poder Judiciário e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), e ocorre dentro de programas que buscam a reinserção dos apenados. Já os materiais foram adquiridos pela Santa Casa, com ajudas da comunidade, com recursos obtidos em campanhas beneficentes, leilões e créditos da Nota Fiscal Paulista.

Para comparar: melhorias realizadas no lado esquerdo do corredor contrastam com o outro lado (Foto: Siga Mais).

Área operacional da central de materiais (Foto: Siga Mais).

Recepção do ambulatório médico (Foto: Siga Mais).

Esse esforço interno dos gestores da Santa Casa, somado à atuação ativa dos poderes locais (Executivo, Legislativo e Judiciário) e à contribuição da comunidade e dos colaboradores, tem permitido avançar no sentido de sanar as deficiências estruturais e operacionais descritas nas três ações civis públicas propostas pelo Ministério Público local. A chegada dos freis, a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), permitiu iniciar um novo panorama para esses serviços médico/hospitalares, de relevância e alcance regionais.  (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Melhorias em toda a estrutura

Na Santa Casa de Adamantina os reeducandos do CPP de Pacaembu realizaram uma série de melhorias internas, em salas operacionais e áreas de circulação. Agora, estão concentrados na realização de reparos na estrutura externa, de todo o complexo, com aplicação de nova pintura.

Na área externa, os trabalhos foram iniciados no bloco onde estão o pronto-socorro e o banco de sangue, com execução calçamento, a recuperação do pavimento sextavado do estacionamento com o objetivo de torná-lo acessível – sobretudo à circulação de macas e cadeiras de rodas – e a aplicação da nova pintura.

Pintura avança e alcança área de apartamentos (Foto: Siga Mais).

Melhorias dão novo aspecto ao acesso à portaria de internações e visitas e pronto-socorro (Foto: Siga Mais).

Reeducandos trabalham com a revitalização do complexo hospitalar (Foto: Siga Mais).

A pintura, por sua vez, já avançou para além do bloco do pronto-socorro e o banco de sangue, alcançando atualmente a fachada dos apartamentos, e assim vai seguir em todo o complexo até contornar por completo a estrutura.  

A melhoria vai ocorrer também com a implantação de um novo projeto paisagístico, em uma faixa entre o estacionamento do pronto-socorro e banco de sangue e o alambrado voltado à avenida Rio Branco.

Execução de calçamento no entorno do bloco do pronto-socorro e banco de sangue (Foto: Siga Mais).

Lateral do banco de sangue e pronto-socorro com melhorias e nova pintura (Foto: Siga Mais).

Recepção do banco de sangue (Foto: Siga Mais).

A partir da segunda semana do mês de maio a equipe de reeducandos deverá ser ampliada. A previsão de conclusão desses trabalhos é de quatro meses.

Soluções locais já são referência entre os freis

Nesta quarta-feira (24) o Juiz Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato, titular da 2ª Vara da Comarca de Adamantina – que teve um papel de destaque e estratégico na articulação pela vinda dos Freis a Adamantina – realizou uma visita técnica à Santa Casa, e percorreu as dependências acompanhado do Frei Mateus Alves.

Ele considerou positivo todo o avanço já alcançado com a nova gestão do hospital. “O primeiro ano foi de muito trabalho interno, de organização da estrutura, dos serviços, e de humanização, e talvez tenha sido pouco percebido pela população”, disse. “Agora, esse trabalho está ganhando outra dimensão”, completa.

Frei Mateus e o juiz Carlos Scarazzato vistoriam melhorias (Foto: Siga Mais).

Frei Mateus também destacou e agradeceu a colaboração das autoridades e da população de Adamantina e região, bem como dos colaboradores que compõem a equipe hospitalar, pela consolidação dos projetos em andamento e outros previstos para o hospital. “Só temos esses resultados porque todos acreditam nessa ideia”, afirmou.

O modelo de parcerias e diálogo institucional da Santa Casa de Adamantina com a comunidade, as autoridades e com os colaboradores tem ganhado repercussão positiva na Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, onde as soluções locais já são apresentadas como referência entre as demais unidades administradas pelos religiosos.

Área interna da Santa Casa de Adamantina (Foto: Siga Mais).

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais