Cidades

Iniciadas as obras de ampliação da estrutura de drenagem no Parque Itaipus

Galerias de águas pluviais serão ampliadas, e construídas novas bocas de lobo.

Por: Da Redação atualizado: 17 de junho de 2019 | 08h04
Obras ampliam a capacidade de captação e escoamento de águas pluviais, no Parque Itaipus (Fotos: Cedidas). Obras ampliam a capacidade de captação e escoamento de águas pluviais, no Parque Itaipus (Fotos: Cedidas).

Foram iniciadas na última semana as obras de ampliação da estrutura de drenagem no Parque Itaipus, executadas após a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), através da promotoria de justiça local, entre o empreendedor executor do loteamento e a Prefeitura de Adamantina. 

O TAC foi proposto pelo MPSP após denúncia formulada pelo vereador Alcio Ikeda (reveja), após constantes reclamações de moradores que conviviam com enchentes – sobretudo na Rua Cedro, a parte mais baixa do loteamento – cujas águas invadiam as casas.

A promotora de justiça Viviane Zaniboni Ferreira Barrueco recebeu as informações e instaurou inquérito civil para apurar eventuais responsabilidades do loteador (quanto à execução das obras de infraestrutura, como galerias de águas pluviais e bocas de lobo) e da Prefeitura de Adamantina (quanto à aprovação do projeto e fiscalização das obras).

Pelo TAC, as obras são executadas de forma compartilhada, entre o Município – que respondeu pela aquisição dos tubos e a reposição do asfalto onde haverá corte/intervenção para as obras – e o loteador – que responde pela aquisição dos demais materiais e toda a mão-de-obra pra a execução dos serviços. O valor total orçado, entre materiais e mão de obra, é previsto em R$ 135.670,07.

O prazo definido para a conclusão das obras é 31 de julho. Duas galerias de águas pluviais terão a capacidade de vazão dobrada, com a instalação uma seção de tubos paralela a cada uma delas, e serão construídas novas bocas de lobo, para ampliar a captação de água, a ser conduzida pelas galerias ampliadas. A expectativa é antecipar a conclusão das obras, face ao bom tempo, que permite um bom desenvolvimento dos trabalhos. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy
2019 - O ano de Super Vantagens
Monalisa Adamantina
Clínica Savi
Tio Panda Adamantina

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Rede Sete Supermercado
JVR Segurança
Haddad

 

Alerta

O loteador destaca que a primeira etapa dos trabalhos consistiu na limpeza das atuais bocas de lobo, e segundo constatou, havia grande volume de materiais depositados no local, como terra e restos de materiais de construção, face ao grande número de obras pelo loteamento, onde é comum a limpeza de ferramentas, caçambas e betoneiras, sendo esses detritos jogados nas ruas e guias, e por fim levados às galerias, onde se sedimentam, reduzem o espaço e por consequência reduzem a capacidade de vazão das águas.

 

Publicidade

Clinica Lu Applim
Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais